Você está em:

28 de dezembro, 5ª feira, Memória dos Santos Inocentes

Baixar áudio
- Hoje é dia 28 de dezembro, 5ª feira, Memória dos Santos Inocentes.

-Hoje, recordamos o martírio das crianças de Belém, no tempo de Jesus. Crianças que foram mortas pela sede de poder de Herodes. Também meditaremos sobre a perseverança da Família de Jesus na escuta da vontade de Deus e na luta pela vida, não obstante a perseguição. Peça ao Senhor essa mesma graça, de ser perseverante na fé, nos momentos de perseguição, de dificuldades, de crise.

-Escute o Evangelho segundo Mateus, Capítulo 2, versículos de 13 ao versículo 18.

Depois que os magos partiram, o Anjo do Senhor apareceu em sonho a José
e lhe disse: "Levanta-te, pega o menino e sua mãe e foge para o Egito! Fica lá até que eu te avise! Porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo". José levantou-se de noite,
pegou o menino e sua mãe, e partiu para o Egito. Ali ficou até à morte de Herodes, para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: "Do Egito chamei o meu Filho". Quando Herodes percebeu que os magos o haviam enganado, ficou muito furioso. Mandou matar todos os meninos de Belém e de todo o território vizinho, de dois anos para baixo,
exatamente conforme o tempo indicado pelos magos. Então, se cumpriu
o que foi dito pelo profeta Jeremias: "Ouviu-se um grito em Ramá, choro e grande lamento:
é Raquel que chora seus filhos, e não quer ser consolada, porque eles não existem mais".

-No evangelho de hoje, percebemos que a existência de Jesus, desde o nascimento, será marcada pela perseguição, até desembocar na morte de cruz. Isso, porque haverá sempre pessoas que não desejam mudar e acolher a novidade que se dá com a vinda de Jesus. Nesse texto podemos ver duas atitudes. A primeira, de Herodes que se deixa guiar pelo poder expresso pela tirania, disposto a eliminar qualquer um que possa ameaçar o seu poder. A segunda, a atitude dos magos e de José, que se colocam a serviço da vida, que ouvem a vontade de Deus e seguem exercendo o poder que se expressa no serviço, na confiança em Deus. Essas duas atitudes perpassam a história, assim teremos sempre, pessoas que lutam pela vida e outras que matam, oprimem, gerando morte por onde passam.

-Tome consciência da escuta atenta da vontade de Deus, mesmo em momentos de crise, de perseguição, de confusão, de não ver claro o processo, o caminho. Reflita: Quais dessas atitudes apresentadas são frequentes na minha vida e no relacionamento com as pessoas? Como exerço o meu poder? Ao serviço da vida? Ou da morte? Recordo algum mártir que entregou a vida por estar a serviço da justiça, do amor e da vida? Quais inocentes estão sendo mortos em nossa sociedade por pessoas sedentas pelo poder opressor? Estou a serviço das pessoas mais vulneráveis, sobretudo das crianças, contra a violência, a falta de recursos na saúde, na educação, enfim na proteção de seus direitos?

-Recordemos dos mártires inocentes de todas as épocas e rezemos com o salmista o salmo 123:

Se o Senhor não estivesse ao nosso lado,
quando os homens investiram contra nós,
com certeza nos teriam devorado
no furor de sua ira contra nós.
Então as águas nos teriam submergido,
a correnteza nos teria arrastado,
e então, por sobre nós teriam passado
essas águas sempre mais impetuosas.
O laço arrebentou-se de repente,
e assim nós conseguimos libertar-nos.
O nosso auxílio está no nome do Senhor,
do Senhor que fez o céu e fez a terra!

- Termine sua oração dando graças a Deus por sua Palavra no dia de hoje e pelas pessoas que entregaram a vida pela dignidade de quem mais precisa, pelo amor à justiça, enfim por todos os mártires. Peça a Deus a graça de se manter na fé nos momentos de conflitos, de dificuldade e de luta pela justiça e pela vida.

-Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!


Ícone Arquidiocese de BH