28 de agosto, 5ª feira, Memória de Santo Agostinho

Baixar áudio

- Hoje é dia 28 de agosto, 5ª feira, Memória de Santo Agostinho, bispo e doutor da Igreja.

-Vigiar, significa cuidar para não ser surpreendido. É estar atento. Vigiamos, pois achamos que algo externo vai nos colocar em perigo. Jesus ao convidar para vigiar não quer causar apreensão e medo. O seu convite para vigiar nos convida a uma reflexão interna. Ele nos convida a olhar para as nossas vidas. A vinda do Senhor é para dentro da nossa vida.

- Escuta o Evangelho segundo Mateus, capítulo 24, versículos de 42 a 51.

Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: "Ficai atentos! Porque não sabeis em que dia virá o Senhor. Compreendei bem isso: se o dono da casa soubesse a que horas viria o ladrão, certamente vigiaria e não deixaria que a sua casa fosse arrombada. Por isso, também vós ficai preparados! Porque na hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá. Qual é o empregado fiel e prudente, que o senhor colocou como responsável pelos demais empregados, para lhes dar alimento na hora certa? Feliz o empregado, cujo senhor o encontrar agindo assim, quando voltar. Em verdade vos digo, ele lhe confiará a administração de todos os seus bens. Mas, se o empregado mau pensar: 'Meu senhor está demorando', e começar a bater nos companheiros, a comer e a beber com os bêbados; então o senhor desse empregado virá no dia em que ele não espera, e na hora que ele não sabe. Ele o partirá ao meio e lhe imporá a sorte dos hipócritas. Ali haverá choro e ranger de dentes".

- O convite de Jesus é para que possamos vigiar no seu amor, na sua paz, na sua justiça, na sua misericórdia e no seu perdão. É um vigiar que quer contribuir na diminuição da violência, da injustiça, da discriminação e do preconceito. É um vigiar que quer estender a mão a pessoa que está fragilizada, enferma e necessitada. Deus veio em Jesus Cristo ao nosso encontro não para nos amedrontar, mas para nos fazer vigilantes no seu amor e testemunhas da sua salvação. Vamos juntos e juntas vigiar no amor do Cristo, pois é isso que renova a alegria e a esperança da vida e nos faz estar preparados para a sua chegada. Amém.

- Como está a sua vida? Tens paz interior? Consegue ver o que está errado na sua vida ou só consegue apontar os erros nas outras pessoas? Consigo também reconhecer o mal que existe em você ou só na outra pessoa? Vigia as suas próprias imperfeições ou apenas as imperfeições alheias?

- “Então o senhor desse empregado virá no dia em que ele não espera”, diz o evangelho de hoje. A vigília precisa ser levada a sério, mas não deve ser pesada. Não devemos cair num modelo de perfeccionismo que elimine a possibilidade de errar. Vigiar significa viver de dentro para fora tudo que a Palavra nos mostra, toda a vida que diariamente bate à nossa porta. Diz Santo Agostinho:

“Que eu te conheça, ó conhecedor meu! Que eu também te conheça como sou conhecido! Tu, ó força de minha alma, entra dentro dela, ajusta-a a ti, para a teres e possuíres sem mancha nem ruga.”

- Senhor, ajuda-nos a vigiar na tua Palavra. Ela nos fala da tua verdade. Ela nos faz vigiar no amor, na paz, na misericórdia, na justiça e no perdão do teu Filho. Ela nos lembra que és um Deus fiel, um Deus que orienta e consola a nossa vida com o Espírito Santo. Amém.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!




Ícone Arquidiocese de BH