28 de abril, 5º Domingo da Páscoa

Baixar áudio

- Hoje é dia 28 de abril, 5º Domingo da Páscoa.

- No evangelho deste domingo Jesus toma a imagem da videira e do agricultor, muito comum na tradição de Israel. Com isso, Jesus vai ensinando os discípulos a permanecerem unidos a Ele. Longe d’Ele, os discípulos correrão o risco de não perseverar, porque ficarão sem forças. Peça ao Senhor a graça de permanecer sempre unido a Ele e assim não perder a coragem para amar e servir.

-Escuta o Evangelho Segundo João, capítulo 15, versículos 1 a 8:

Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos:
"Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor.
Todo ramo que em mim não dá fruto ele o corta; e todo ramo que dá fruto,
ele o limpa, para que dê mais fruto ainda.
Vós já estais limpos por causa da palavra que eu vos falei.
Permanecei em mim e eu permanecerei em vós.
Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira e vós os ramos.
Aquele que permaneceu em mim, e eu nele, esse produz muito fruto;
porque sem mim nada podeis fazer.
Quem não permanecer em mim, será lançado fora como um ramo e secará.
Tais ramos são recolhidos, lançados no fogo e queimados.
Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós,
pedi o que quiserdes e vos será dado.
Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto
e vos torneis meus discípulos.

-Longe Jesus os discípulos correm o risco de não perseverar, porque ficarão fadigados e sem forças. Precisam receber o alimento da videira, e, ao mesmo tempo, deixar ser cuidado pelo agricultor, o Pai. Todas suas iniciativas em sua missão darão muitos frutos porque estarão ligados à seiva que dá vida! Ligados ao Mestre, trilham o mesmo caminho. Sem a seiva divina que nos atravessa nunca poderemos dar o verdadeiro fruto. É a seiva divina, presente no nosso “eu” mais profundo, que nos arranca de nosso fechamento e nos faz ir para além de nós mesmos; ela nos abre a uma Realidade maior que nos transcende; é ela que nos faz perceber que temos no coração um espaço que está feito à medida de Deus.

- Quais os “galhos secos” da sua vida que precisam ser identificados e apresentados ao “agricultor”, Deus, para serem cortados e lançados fora? Por mais que, às vezes seja doloroso, é preciso desfazer-se daquilo que não está dando fruto.

- Imagine-se sendo um dos ramos desta videira. Perceba em que momentos da sua vida você se vê ligado a essa videira e recebendo a seiva que vem dela. Mas também, procure apresentar os momentos em que você se afastou ou se desconectou com a videira e foi perdendo força, ficando com fome. Como se sentia? Como você agia? O que você procurava para suprir essa lacuna? Deixe a frase: “Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós” adentrar seu coração e movimentar seu interior.

- Termina sua oração pedindo ao Senhor para que Ele permaneça em você e você n’Ele. Busque a seiva que vem Dele e permita que ela faça você crescer mais e mais.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.