27 de setembro, 6ª feira, Memória de São Vicente de Paulo

Baixar áudio
- Hoje é dia 27 de setembro, 6ª feira, Memória de São Vicente de Paulo.

– No evangelho de hoje Jesus faz uma pausa na missão e vai para um retiro, juntamente com os discípulos. Parece fazer uma avaliação, pois lança uma pergunta para eles, pergunta essa que é fundamental para o cristão de ontem e de hoje: “Quem sou eu para vocês?...” Refletindo sobre isso começa tua oração.

- Escuta o Evangelho segundo Lucas, capítulo 9, versículos de 18 a 22:

Aconteceu que Jesus estava rezando num lugar retirado, e os discípulos estavam com ele. Então Jesus perguntou-lhes: "Quem diz o povo que eu sou?"
Eles responderam:
"Uns dizem que és João Batista; outros, que és Elias; mas outros acham
que és algum dos antigos profetas que ressuscitou".
Mas Jesus perguntou:
"E vós, quem dizeis que eu sou?"
Pedro respondeu: "O Cristo de Deus".
Mas Jesus proibiu-lhes severamente que contassem isso a alguém.
E acrescentou:
"O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos,
pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia".

- As respostas das pessoas sobre a identidade de Jesus revela que a novidade que ele veio anunciar não foi percebida ou não foi acolhida pelos seus contemporâneos. A palavra Cristo significa ungido. Pedro realiza uma profissão de fé, reconhecendo em Jesus o ungido de Deus, o Cristo. O messias não é alguém triunfalista que vence pelo uso da força e violência, como faz o Império Romano. Antes da vitória da ressurreição, haverá muita rejeição e conflito, de modo especial com o poder político e religioso. Peça ao Senhor que te ajude a professar verdadeiramente a fé no Cristo, nosso Senhor.

- Imagine-se como um dos apóstolos e escute Jesus que te pergunta: para você quem sou eu?

– Perguntou Jesus no evangelho "Quem diz o povo que eu sou?". Hoje a Igreja celebra a memória de São Vicente de Paulo, que testemunhou na sua vida essa unção, esse seguimento a Jesus, o Messias. Ele dedicou toda a sua vida no cuidado com os mais pobres, um carisma que nos alcança até hoje, carisma esse que é assumido por toda a Igreja: ser uma comunidade samaritana, que cuida dos sofredores. Que o Espírito Santo de Deus, o mesmo que animou, ungiu Jesus e também nos ungiu no dia do nosso Batismo, nos ajude no cumprimento dessa tarefa missionária. Roguemos:

São Vicente de Paulo, rogai por nós!

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!