27 de setembro, 4ª feira, Memória de São Vicente de Paula

Baixar áudio
- Hoje é dia 27 de Setembro, 4ª feira, Memória de São Vicente de Paula.

- Depois de um período de instrução, orientando os apóstolos a partir de parábolas e de encontros libertadores com tantas pessoas, Jesus envia os seus apóstolos a fazer o que Ele fez, dando-lhes poder de cura e oferecendo-lhes algumas recomendações: não se apegar aos bens, para poder seguir livremente o caminho; entrar na casa das pessoas e ali permanecer, para poder, de fato, entrar e transformar a vida delas. O discipulado se faz missão. Aquiete teu coração para escutar o envio de Jesus...

- Escuta o Evangelho de Lucas Capitulo 9, versículo de 1 a 6:

Naquele tempo, Jesus convocou os Doze,
deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios
e para curar doenças, e enviou-os a proclamar o Reino de Deus
e a curar os enfermos. E disse-lhes:
"Não leveis nada para o caminho:
nem cajado, nem sacola, nem pão,
nem dinheiro, nem mesmo duas túnicas.
Em qualquer casa onde entrardes, ficai aí;
e daí é que partireis de novo.
Todos aqueles que não vos acolherem,
ao sairdes daquela cidade, sacudi a poeira dos vossos pés,
como protesto contra eles".
Os discípulos partiram e percorriam os povoados,
anunciando a Boa-Nova e fazendo curas em todos os lugares.

-O envio missionário dos discípulos nos faz pensar no compromisso que assumimos no Batismo-Crisma e que continuamente renovamos na Eucaristia de anunciarmos e proclamarmos Jesus, morto e ressuscitado, Boa Nova para o mundo inteiro. Não podemos deixar que as preocupações com as garantias de segurança, conforto, alimentação, recursos financeiros sejam um empecilho para que nos tornemos discípulos missionários. Não se trata de negligenciar o cuidado consigo, mas sim de se perceber plenamente livre para anunciar a plena libertação.

-A palavra nos faz um claro apelo: ir e anunciar. Proclamar a libertação com ações que transformam e que fazem o Reino acontecer. Neste tempo de tantas incertezas, proclamar a esperança na vida e no amor é cumprir a missão! Você tem feito isso?

-Após o tempo de discipulado, não é possível guardar toda a maravilha do encontro com Jesus apenas para si. Sendo assim, é preciso se reconhecer como missionário e assumir a tarefa de anunciar o Evangelho com a vida em testemunho de amor. Assim como fez São Vicente de Paulo. Sobre ele disse São João Paulo II:

“Voltemos nossa mente e nosso coração para São Vicente de Paulo, homem de ação e oração, de organização e de imaginação, de comando e de humildade, homem de ontem e de hoje. Que aquele camponês das Landes, convertido pela graça de Deus em gênio da caridade, nos ajude a todos a pôr mais uma vez as mãos no arado – sem olhar para trás – para o único trabalho que importa, o anúncio da Boa Nova aos pobres…“

-Senhor, quantas vezes queremos permanecer aos pés do Mestre como bons discípulos que acolhem e aprendem o que Ele ensinou. Porém, como nos custa levantar e partir em missão de anunciar as maravilhas que experimentamos. queremos pedir perdão por termos quisto, mesmo sem perceber, guardar o Evangelho para nós o invés de o anunciar. Envia-nos em missão apesar de nossas fraquezas.

- Glória ao pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Amém!