Você está em:

27 de julho, quarta-feira, 17ª Semana do Tempo Comum

Baixar áudio
- Hoje é dia 27 de julho, quarta-feira, da 17ª Semana do Tempo Comum

-Estamos num tempo de caminhada com o Senhor. Sua Palavra orienta nossos passos e nos questiona em nossas escolhas. Ouvir a Palavra de Deus e deixar-se motivar e encorajar por ela é transformar nosso jeito de ser segundo a vontade de Deus. Peça ao Senhor a graça de fazer o caminho da fé como verdadeiro discípulo, capaz de compreender o valor do Reino de Deus e o que se deve deixar para trás para seguir sempre em frente, em direção à felicidade que não tem fim.

-Escuta o Evangelho segundo Mateus, capítulo 13, versículos 44 a 46:

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: “O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo. O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola”.

- Somos inspirados pela Palavra de Deus a ter uma sabedoria capaz de orientar nossas decisões para o Senhor e seu Reinado. O tesouro escondido e a pérola preciosa são os valores do Reino que nenhuma riqueza é capaz de comprar. Mas é um segredo que move a nossa vida para adquirir o que esse Reino nos oferece: a vida em plenitude. Converse com Deus sobre tua capacidade de buscar os bens mais preciosos desta vida: os valores do Reino e a felicidade que é estar próximo do Senhor.

-Tens a sabedoria necessária para saber escolher as coisas de Deus? Qual o valor que o Reino dos Céus ocupa em tua vida? Sabes o verdadeiro segredo da vida? Consegues alcançar o sonho de Deus para ti?

-“Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo.”. O agricultor e o comprador têm muito a nos ensinar. Arriscar tudo por causa do Reino de Deus é o que o Senhor espera de nós. Assume com coragem a busca por aquilo que realmente te traz a felicidade. Vai com alegria em busca dos teus projetos que só se realizam no tesouro mais valioso e na pérola mais preciosa que encontramos na vida: Deus e sua proposta de vida. Ouça o que nos diz o jesuíta Pe. Adroaldo Palaoro, em sua reflexão sobre o evangelho de hoje:

“Quando a pessoa se fecha às surpresas da vida, ou quando deixa de esperar algo bom e precioso, ela se invalida para ser descobridora de tesouros ou buscadora de pérolas.

Para deixar-nos encontrar pelo tesouro e pela pérola é preciso deslumbrar-nos, fascinar-nos, encantar-nos, apaixonar-nos. Parece simples, mas é muito aberto e evocador. “Aquilo pelo qual nos encantamos mobiliza nossa imaginação e acaba por deixar sua marca em tudo”, dizia Pe. Pedro Arrupe.

E como encantar-nos? Não é só questão de vontade, mas de viver com os olhos abertos, atento à realidade, externa e interna, ser poroso para que nos deixemos encontrar pela pérola preciosa e pelo tesouro escondido; diante desta surpresa, não poderemos deixar de ficar fascinados.”

-Quando te sentires sozinho em tua busca, lembra-te que aquilo pelo qual esperas já te acompanha em tua jornada. Nunca estás sozinho. O tesouro precioso e a pérola mais encantadora já estão presentes em teu coração. A alegria de encontrar sempre essa fonte do misterioso dom de Deus marca os teus passos e a velocidade com que fazes teu caminho. Apressa-te em achar aquilo que te dará descanso.

-Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo; como era no princípio, agora e sempre. Amém!

Ícone Arquidiocese de BH