Você está em:

27 de agosto, 3ª feira, Memória de Santa Mônica

Baixar áudio
-Hoje é dia 27 de agosto, 3ª feira, Memória de Santa Mônica.

-No Evangelho de hoje, Jesus, que se encontra em Jerusalém discute com os escribas e fariseus sobre a forma de trabalhar com a Lei. Faz uma crítica severa sobre as explicações que eles dão para a comunidade, muitas de vezes causando mais opressão do que liberdade.
Peça ao Senhor a graça de caminhar sob as orientações das Leis, mas que sejam justas e de direito de uso para todos.

- Deixe o coração aberto para escutar e acolher as palavras do Evangelho de Jesus Cristo Segundo Mateus, Capítulo 23, versículos 23 a 26.

“Naquele tempo, disse Jesus: “Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Pagai o dízimo da hortelã, da erva-doce e do cominho, e deixais de lado os ensinamentos mais importantes da Lei, como o direito, a misericórdia e a fidelidade. Isto é o que deveríeis praticar, sem deixar aquilo. Guias cegos! Filtrais o mosquito, mas engolis o camelo. Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Limpais o copo e o prato por for, mas por dentro estão cheios de roubo e intemperança. Fariseu cego! Limpa primeiro o copo por dentro, e ficará limpo também por fora”.

- Os escribas e fariseus, em sua maioria, não eram considerados autoridades do Templo. Eram leigos responsáveis pelos esclarecimentos da Lei às comunidades, indo nas sinagogas e nas escolas para explicá-las. O povo simples da época, por temor ou respeito a Deus, se entregava aos comandos de seus líderes. A prática da Justiça, do direito e da misericórdia eram negligenciadas a eles. O que, infelizmente, não difere do nosso tempo: mentiras, injustiças, violências e explorações das pessoas mais simples são praticadas pelos que se encontram no poder. As palavras de Jesus foram duras. Ele aponta com detalhes o que os mestres da lei e os fariseus praticam, e ao mesmo tempo exorta-os a uma profunda conversão interior.

– Reflita: Tenho vivido uma fé superficial focada somente nas práticas devocionais e esquecido aquilo que é essencial como o amor, a justiça e a misericórdia? Consigo identificar alguma atitude de hipocrisia que precisa ser mudada para testemunhar uma fé autêntica e comprometida com o Reino de Deus?

- “Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Pagai o dízimo da hortelã, da erva-doce e do cominho, e deixais de lado os ensinamentos mais importantes da Lei, como o direito, a misericórdia e a fidelidade”. A lei é dom de Deus a seu povo. Ela é dada por Deus para proteger a vida de tal modo que o povo não volte a cair em nenhum tipo de escravidão ou exploração. Não se pode aceitar uma prática da lei que prescinda da misericórdia e do amor. Para o fiel, a lei visa proteger a vida, o que o obriga a agir para o bem e a defesa da vida. A música Apelo, de Flávio Irala e Francisco Esvael, diz assim:

A Tu que ouves o apelo do teu povo
Vem, renova em nós o teu poder.
Para que sejamos construtores
De um novo dia, um novo amanhecer

Que a justiça esteja em nós presente,
E o amor seja feito uma canção,
Nascida no meio de tua gente
Que caminha em busca da libertação.

- Termine sua oração dando graças pela presença do Senhor em sua vida. Que sejamos capazes de viver na justiça e no amor de Deus, trabalhando para a construção do Reino.

-O Senhor nos abençoe e nos guarde. O Senhor nos mostre o Seu rosto brilhante. O Senhor nos conceda sempre a sua paz.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ícone Arquidiocese de BH