27 de abril, Sábado, 4ª Semana da Páscoa

Baixar áudio
- Hoje é dia 27 de abril, Sábado, 4ª Semana da Páscoa.

- A oração tem o mesmo requisito básico que a música: para que ela brote, é necessário o silêncio. Este silêncio não tem valor em si mesmo; este silêncio é o instrumento da escuta. Procura reduzir o volume do ruído. Procura abrandar todos os sons que te golpeiam os ouvidos. Deixa que eles cessem de te agitar. E, nesta paz, começa a tua oração.

-Escuta o Evangelho Segundo João, capítulo 14, versículos 7 a 14:

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:
"Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai.
E desde agora o conheceis e o vistes".
Disse Filipe: "Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!"
Jesus respondeu: "Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Filipe?
Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: 'Mostra-nos o Pai'?
Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim?
As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo,
mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras.
Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim.
Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras.
Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim
fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas.
Pois eu vou para o Pai, e o que pedirdes em meu nome, eu o realizarei,
a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes algo em meu nome,
eu o realizarei".

– Jesus através de suas ações revela-nos Deus-Amor. Filipe e os demais discípulos foram lentos na compreensão do amor imensurável do Pai. Esse amor-encarnado é Jesus. Através dele o próprio Deus age em favor da humanidade curando os doentes, acolhendo os excluídos, devolvendo a visão aos cegos, fazendo os paralíticos andarem… toda ação libertadora de Jesus é o próprio Deus-Pai que age revelando-se amor sem medidas. As obras de Jesus dão testemunho de quem Ele é e revelam o Àquele que o enviou. Peça ao Senhor que te ajude a superar o medo, a dúvida, e aumente sua fé Nele.

- Se conhecemos Jesus, então conhecemos o Pai, pois Cristo não pára de nos mostrar o Caminho que nos leva ao Pai. Porque não o seguimos? Porque não agimos como Ele?

- Quem me viu, viu o Pai.”, diz Jesus. Filipe queria ver o Pai, mas não conseguiu vê-lo em Jesus. Jesus interpelou Filipe dizendo que apesar de muito tempo juntos, Filipe não o conhecia. O ato de conhecer significa não um conhecimento teórico ou racional, mas um conhecimento de fazer experiência. Quanto mais relacionarmos com Jesus, mais teremos conhecimento dele e do projeto do Pai. Mas o evangelista sempre alerta: isso é possível com o olhar penetrante da fé. Diz uma música litúrgica:
“Com amor eterno eu te amei, dei a minha vida por amor, agora vai, também ama teu irmão”

-Termina sua oração neste sábado pedindo ao Senhor, pela intercessão de Maria, que aumente em você a fé, a confiança Nele.

Ave-Maria,
Cheia de Graça,
O Senhor é Convosco,
Bendita Sois Vós entre as mulheres