Você está em:

26 de outubro, Sábado, 29ª semana do tempo comum

Baixar áudio
-Hoje é dia 26 de outubro – sábado da 29ª semana do tempo comum.

- Hoje o Evangelho nos relata que as pessoas que caminhavam com Jesus rumo a Jerusalém, comentavam com ele sobre os acontecimentos do dia. Falavam sobre a morte de alguns galileus, por Pilatos, sobre o acidente com a queda da torre de Siloé que soterrara 18 pessoas. Jesus dizia: autoridades que mandam matar, obras que são malfeitas e desabam causando tragédias, esses acidentes não são castigo de Deus. Peça ao Senhor a graça de, a cada dia, buscar sua conversão, escutando suas palavras e colocando-as em prática.

- Deixe o coração aberto para escutar e acolher as palavras do Evangelho de Jesus Cristo Segundo Lucas, Capítulo 13, versículos 1-9

“Naquele tempo, chegaram pessoas trazendo notícias a jesus, a respeito dos galileus, cujo sangue Pilatos tinha misturado ao dos sacrifícios que ofereciam. Jesus lhes respondeu: “Pensais que esses galileus eram mais pecadores do que todos os outros galileus, por terem sofrido tal coisa? Digo-vos que não. Se não vos arrependerdes, porém, perecereis todos do mesmo modo. E aqueles dezoito que morreram quando a torre de Siloé caiu sobre eles? Pensais que eram mais culpados do que qualquer outro morador de Jerusalém? Eu vos digo que não. Se não vos arrependerdes, porém, perecereis todos do mesmo modo”. E jesus contou-lhes essa parábola: “Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha e foi lá procurar figos, mas não encontrou. Então disse ao agricultor: ‘Já faz três anos que venho procurando figos nesta figueira e não encontro. Corta-a! Para que ela ocupa inutilmente o terreno?’ Ele, porém, respondeu: ‘Senhor, deixa-a ainda este ano. Vou cavar em volta e pôr adubo. Pode ser que venha a dar fruto; caso contrário, tu a cortarás”.

- Jesus nos traz um ensinamento grandioso: nos convoca à conversão e nos mostra um Deus amoroso e paciente que sempre nos dá uma chance de mudarmos de vida. Mas também, é um Deus firme conosco e quer nossa resposta de amor mediante a prática de nossas boas ações. Assim como os fenômenos da natureza correm seu curso, suas leis, também nós devemos examinar nossas ações e relações com Deus e com o próximo. As oportunidades são dadas. Precisamos saber aproveitá-las.

- Será que estamos atentos às chances que Deus nos dá para usá-las em prol da nossa conversão, ou ficamos sempre a reclamar? Sempre há chances para a conversão. Estamos fazendo a nossa parte, ou somos figueiras estéreis?

- “Se não vos arrependerdes, porém, perecereis todos do mesmo modo”. Jesus conta a parábola da figueira chamando a atenção para a importância do cuidado. Sempre há tempo para nos cuidar, nos purificar de nossos erros, de olhar para o outro e pedir perdão. Se cuidar-se bem, tem oportunidade de dar bons frutos. E Deus dá sempre esse tempo para que todos possam se salvar. Diz um sábio da Sagrada Escritura no livro do Eclesiástico:

Não te apoies nas tuas riquezas e não digas: “Basta-me os meus recursos!”
Não deixes que tua força te leve a seguir as paixões do coração.
Não digas: “Quem terá poder sobre mim? Ou quem me fará prestar contas das minhas ações...?”
Não demores em voltar para o Senhor e não fiques adiando de um dia para outro, confie no Senhor.
Sê firme na verdade e na justiça e te acompanhe a Paz e a Justiça.


- Termine sua oração dando graças pela presença do Senhor em sua vida. Que sejamos capazes de ir sempre em busca de novas oportunidades para gerar bons frutos, pedir perdão e ser perdoado no amor.

- O Senhor nos abençoe e nos guarde. O Senhor nos mostre o Seu rosto brilhante. O Senhor nos conceda sempre a sua paz.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.



Ícone Arquidiocese de BH