Você está em:

26 de novembro, 3ª feira, 34ª Semana do Tempo Comum

Baixar áudio
- Hoje é dia 26 de novembro, terça-feira da 34ª semana do Tempo Comum.

- Nesta última semana do ano litúrgico, a Palavra de Deus também reflete sobre as realidades últimas da vida do ser humano e a consumação do tempo e da história. Mas o sentido não é de aniquilação da vida, mas de transformação. É o sonho esperançoso da passagem de um mundo velho para um mundo novo.

- escuta o Evangelho segundo Lucas, capítulo 21, versículos de 5 a 11.

Algumas pessoas comentavam a respeito do Templo que era enfeitado com belas pedras e com ofertas votivas. Jesus disse:
"Vós admirais estas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra.
Tudo será destruído".
Mas eles perguntaram: "Mestre, quando acontecerá isto?
E qual vai ser o sinal de que estas coisas estão para acontecer?"
Jesus respondeu:
"Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome,
dizendo: 'Sou eu!' E ainda: 'O tempo está próximo'. Não sigais essa gente!
Quando ouvirdes falar de guerras e revoluções, não fiqueis apavorados.
É preciso que estas coisas aconteçam primeiro, mas não será logo o fim"
E Jesus continuou:
"Um povo se levantará contra outro povo, um país atacará outro país.
Haverá grandes terremotos, fomes e pestes em muitos lugares;
acontecerão coisas pavorosas e grandes sinais serão vistos no céu".

- O anúncio de catástrofes e guerras fazem parte do gênero literário utilizado nesse capítulo do evangelista Lucas, cujo objetivo final não é gerar medo, mas incentivar à vigilância diante desses sinais apocalípticos que apontam para uma nova ordem, um novo tempo. Jesus anuncia que o templo antigo será destruído. Ou seja, dará lugar a uma nova realidade, um novo céu e numa nova terra. O sistema injusto do velho templo precisa ser renovado. Ele, Cristo Jesus, veio anunciar a novidade desse novo templo, onde o Reino de Deus é construído. Jesus não foi compreendido nessa missão e foi perseguido e morto. Mas ressurgiu, dando-nos vida nova para sempre.

- Meditando sobre o tempo presente tenhamos a coragem de olhar para o tempo futuro. O Reino de Deus está acontecendo no meio de nós. Ele está sempre conosco, ontem, hoje e sempre! Os teus passos realizados hoje estão construindo o amanhã? Como está tua caminhada presente? Quais são os sinais que norteiam a tua esperança? São belas as pedras com que você ornamenta o templo do seu coração?

– “Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído.”, diz Jesus sobre o Templo no evangelho de hoje. Veja o que diz o Frei Adilson Corrêa:

“O fim do tempo não significa o fim do mundo e nem mesmo da humanidade. Deus quer a salvação de todos. Ele nos ama profundamente. A destruição do mundo está sendo realizada por gananciosas e irresponsáveis mãos humanas. É tempo de finalizarmos com a vida de pecado que nos afasta uns dos outros e nos leva a ruína. Iniciemos um novo tempo voltados para o Senhor e votados para nossos irmãos e irmãs. Que o novo tempo que se aproxima renove nossas esperanças”.

– Termina tua oração pedindo a Deus discernimento neste mundo cheio de contradições, falsos tesouros, perigos com aparência de bem. Peça também para Ele te ajudar a viver em intimidade com Jesus, atento aos sinais dos tempos, não se deixando vencer pelas crises, por maiores que sejam.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espirito Santo. Como era no princípio agora e sempre. Amém!



Ícone Arquidiocese de BH