Você está em:

26 de janeiro, 6ª feira, Memória dos bispos, Santos Timóteo e Tito

Baixar áudio
- Hoje é dia 26 de janeiro, 6ª feira, Memória dos bispos, Santos Timóteo e Tito.

- A narrativa do Evangelho hoje é um chamado à reflexão sobre a missão dos setenta e dois discípulos escolhidos e enviados de dois a dois, por Jesus, especialmente onde Ele mesmo devia ir para levar a Sua paz e anunciar o Reino de Deus. Agradeça ao Senhor que, continuamente, chama e envia você, para anunciar ao mundo a paz, que frutifica na alegria de levar a boa nova a todos.

-Escuta o Evangelho Segundo Lucas, Capítulo 10, versículos 1 a 9:

Naquele tempo, o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. E dizia-lhes:
- "A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: 'A paz esteja nesta casa!' Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: 'O Reino de Deus está próximo de vós'"."

- A missão dada por Jesus aos discípulos, de irem dois a dois, é primordial para a formação da comunidade, que deve ter por base a paz, que não é ausência de conflito, mas na plena confiança amorosa em Deus. A certeza que todos são queridos e chamados por Deus, mesmo que imperfeitos, com erros e contradições, todos podem viver a alegria da amizade com Ele. Peça ao Senhor a graça de viver a verdadeira paz, que capacita anúncio do Reino por meio do testemunho da convivência fraterna.

- Sua participação na comunidade ajuda você a acolher e a confiar nas pessoas? Você tem exercitado a convivência fraterna? Tem anunciado, promovido a paz entre as pessoas, por meio do testemunho de amor e inclusão dos menos favorecidos?

- Na narrativa Jesus orienta “Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: 'A paz esteja nesta casa!' Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós”. Ouça o que diz o poema/oração da poeta portuguesa Sophia de Mello Breyner Andresen sobre a paz:

A paz sem vencedor e sem vencidos
Dai-nos Senhor a paz que vos pedimos
A paz sem vencedor e sem vencidos
Que o tempo que nos deste seja um novo
Recomeço de esperança e de justiça
Dai-nos Senhor a paz que vos pedimos

A paz sem vencedor e sem vencidos

Erguei o nosso ser à transparência
Para podermos ler melhor a vida
Para entendermos vosso mandamento
Para que venha a nós o vosso reino
Dai-nos Senhor a paz que vos pedimos

A paz sem vencedor e sem vencidos

Fazei Senhor que a paz seja de todos
Dai-nos a paz que nasce da verdade
Dai-nos a paz que nasce da justiça
Dai-nos a paz chamada liberdade
Dai-nos Senhor a paz que vos pedimos

- Termina sua oração pedindo ao Senhor a graça de ser fiel ao seu chamado para ser missionário(a) comprometido com o anúncio da Boa Nova do Reino, espalhando sua mensagem de paz entre todas as pessoas e nações.

-Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino,
seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu.
O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas
assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação,
mas livrai-nos do Mal.


Ícone Arquidiocese de BH