Você está em:

26 de fevereiro, Sábado da 7ª Semana do Tempo Comum.

Baixar áudio
-Hoje é dia 26 de fevereiro, Sábado da 7ª Semana do Tempo Comum.

- O Reino de Deus é daqueles que se faz como crianças, isto é, daqueles que são pequenos e simples. Nas palavras e na prática de Jesus vemos o Reino de Deus acontecendo, ele dá preferência aos pequenos, aos mais frágeis e desprotegidos. Esta realidade é percebida de uma maneira muito especial no Evangelho de hoje, através da acolhida e da atenção para com as crianças que de Jesus se aproximavam para serem por Ele abençoadas. Peça ao Senhor a graça de um coração simples e livre para dele se aproximar de forma gratuita no cotidiano da vida.

-Escuta o Evangelho Segundo Marcos, Capítulo 10, versículos 13 a 16.

Naquele tempo: Traziam também crianças para que Jesus as tocasse, mas os discípulos os repreendiam. Vendo isso, Jesus indignou-se e disse: “Deixai as crianças virem a mim e não as impeçais, pois o reino de Deus pertence aos que a elas se assemelham: Em verdade vos digo: quem não receber o Reino de Deus como uma criança, nele não entrará!” E abraçou as crianças; impôs as mãos sobre elas e as abençoou.

- Na Palavra que acabamos de ouvir as crianças se contrapõem ao grupo dos fariseus, escribas e doutores da lei, que geralmente procuravam se aproximarem de Jesus com outras intenções. As crianças representam o fraco, o pequeno; não tem pretensões sociais: são simples, gratuitas, não tem poder nem ambições. A sua relação com Jesus é de gratuidade. Jesus as acolhem, mesmo que os discípulos tentem impedir. A criança é o símbolo do pobre marginalizado, que está vazio de si mesmo, pronto para receber o Reino. Peça ao Senhor a abertura necessária para acolher o Reino que se manifesta nos gestos simples e pequenos do cotidiano.

- O Reino não é para os arrogantes, para os que se acham merecedores. O Reino é para aqueles que são como crianças, e ser como criança requer humildade e abertura de coração. Você tem procurado se aproximar de Jesus com humildade e com o coração aberto? O que significa para você ser como criança para fazer parte do Reino de Deus?

- “Em verdade vos digo: quem não receber o Reino de Deus como uma criança, nele não entrará!”, diz Jesus. Faz-se necessário acolher o Reino como uma criança, de coração despojado, humilde e pequeno, disposto a acolher a graça do Reino como um presente. Ouça o que nos diz São João Paulo II em sua carta às crianças por ocasião do Ano da Família 1994:

Na criança, há algo que nunca poderá faltar em quem deseja entrar no Reino dos Céus. Ao Céu, estão destinados aqueles que são simples como as crianças, quantos são cheios de confiante abandono, ricos de bondade e puros como elas. Só esses podem encontrar em Deus um Pai, e tornarem-se, por sua vez e graças a Jesus, igualmente filhos de Deus.

- Termina a tua oração agradecendo ao Senhor por ele ser próximo dos pequenos, dos humildes e dos simples. Peça a Ele a graça de também se aproximar dos simples e pequenos, sendo com eles uma presença comprometida no caminho do amor e da gratuidade.
Ícone Arquidiocese de BH