Você está em:

26 de agosto, 2ª feira, 21ª Semana do Tempo Comum

Baixar áudio
- Hoje é dia 26 de agosto, 2ª feira, 21ª Semana do Tempo Comum.

– O perigo que existe no cristianismo é o de aparentar uma boa vivência da Palavra de Deus, quando, no entanto, tudo não passa de teatro. Estamos como uma pedra lançada ao mar: tocados pela água externamente, mas secos por dentro. Isso não faz bem ao ser humano, pois não o ajuda em seu processo de humanização. Jesus, hoje, direciona duro discurso a quem apenas encena ser cristão. Abra seu coração para acolher a Palavra do Senhor.

-Escuta o Evangelho segundo Mateus, capítulo 23, versículos de 13 a 22.

Naquele tempo, disse Jesus: "Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós fechais o Reino dos Céus aos homens. Vós, porém, não entrais, nem deixais entrar aqueles que o desejam. Aí de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós percorreis o mar e a terra para converter alguém, e quando o conseguis, o tornais merecedor do inferno, duas vezes pior do que vós. Ai de vós, guias cegos! Vós dizeis: 'Se alguém jura pelo Templo, não vale; mas, se alguém jura pelo ouro do Templo, então vale!' Insensatos e cegos! O que vale mais: o ouro ou o Templo que santifica o ouro? Vós dizeis também: 'Se alguém jura pelo altar, não vale; mas, se alguém jura pela oferta que está sobre o altar, então vale!' Cegos! O que vale mais: a oferta, ou o altar que santifica a oferta? Com efeito, quem jura pelo altar, jura por ele e por tudo o que está sobre ele. E quem jura pelo Templo, jura por ele e por Deus que habita no Templo. E quem jura pelo céu, jura pelo trono de Deus e por aquele que nele está sentado".

-As palavras de Jesus são duras, principalmente para poder derrubar as paredes petrificadas que esses corações construíram ao seu redor. Na tradição bíblica os ais eram ditos em contexto de velório. Portanto, a quem se diz “ai” existe a denúncia de que está mais próximo da morte que da vida, mesmo que externamente isso não se comprove. Por isso, Jesus também usa o termo hipócrita, que, em grego, é uma das formas de se dizer ator. Permita que a denúncia de Jesus entre em você e te ajude a avaliar sua vivência de fé.

-Seu processo de conversão tem sito apenas externo? Ele tem conseguido partir de seu coração para fora?

- “Ai de vós...”, Diz Jesus. Deus não quer o sim de escravos, por isso, segui-lo é uma escolha que precisa partir de dentro para fora, é liberdade. Sabemos que escolher não é fácil e, em um mundo de tantas possibilidades, esse ato fica ainda mais complexo. Para bem viver é preciso fazer escolhas, tal como nos diz Fernando Sabino, em O encontro marcado:

“O diabo desta vida é que entre cem caminhos, temos de escolher apenas um e viver com a nostalgia dos outros noventa e nove."

- Senhor, que hoje, mais uma vez, possamos escolher a ti de coração e te testemunhar com nossa vida.

-Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!


Ícone Arquidiocese de BH