26 de abril, 6ª feira, 4ª semana da Páscoa

Baixar áudio
-Hoje é dia 26 de abril – Sexta-feira – 4ª semana da Páscoa

-Hoje Jesus se apresenta aos seus discípulos confortando-os por se encontrarem desolados com sua eminente morte. Jesus lhes diz que vai voltar para o Pai, mas não os deixarão sozinhos. Continuará presente na vida e na missão de todos os seus seguidores.
Peça graça e bençãos para todos. Peça ao Senhor a graça de ser sempre discípulo e discípula dele e firme no seu seguimento.

- Deixe o coração aberto para escutar e acolher as palavras do Evangelho de Jesus Cristo Segundo João, Capítulo 14, versículos de 1-6:

“Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Não te perturbe o vosso coração! Credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se não fosse assim, eu vos teria dito, porque vou preparar-vos um lugar. E depois que eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que, onde eu estiver, estejais vós também, e para onde vou, sabeis o caminho”. Tomé disse: “Senhor, não sabemos para onde vais. Como podemos saber o caminho?” Jesus respondeu: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vai ao Pai senão por mim.””

- Jesus, sabendo que está aproximando sua hora, ele procura preparar os seus discípulos. Garante-lhes que sua morte não é o fim de tudo. Jesus pede aos seus apóstolos que, voltando para o Pai, eles não deixem de dar continuidade aos trabalhos já iniciados, prometendo-lhes que não faltará a ajuda do Mestre e Senhor. É que os discípulos ainda não conhecem bem a Jesus. Temos o apóstolo Tomé presente no meio deles que pergunta: (Senhor, não sabemos para onde vais, como podemos conhecer o caminho?). A Falta fé e de conhecimento profundo da pessoa de Jesus os impedem de ir para além das aparências. Peça ao Senhor que lhe dê a possibilidade de estar preparado para ir com ele quando essa hora chegar.

-Para nossa sorte, Tomé, muito parecido conosco em nossas dúvidas e incertezas, fez esta pergunta ao Mestre: “Como podemos saber o caminho?” Em algum momento de nossa vida, também podemos fazer esta mesma pergunta e, graças a ela, hoje sabemos que o próprio Jesus é o caminho.

-“Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vai ao Pai senão por mim”. Considerando o contexto do momento em que houve o anúncio da traição de Judas, da partida de Jesus e da negação de Pedro, esses acontecimentos deixaram os apóstolos perturbados. Assim Jesus, através do seu diálogo com eles, quer fortalecê-los na fé. Jesus é o caminho enquanto revela o Pai, mostrando que ele é o único acesso ao Pai. Jesus vem do Pai e volta ao Pai. E depois voltará para levar a todos. O cumprimento dessa promessa é a expectativa da nossa Igreja. Diz assim a música litúrgica: Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida.

1. Ninguém chegará ao pai, senão por mim, porque Eu sou o Caminho.

2. As palavras que eu proclamo não são minhas, são do Pai que habita em mim;

3. Quem me ama guardará minha palavra, nele o Pai fará morada

4. Em meu nome o Pai enviará o Santo Espírito, para vos lembrar de tudo.
Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida,

- Termine sua oração dando graças pela presença do Senhor em sua vida. Alegre-se, pois ele se faz presente no meio de nós e nos ajuda em nossa missão.

-O Senhor nos abençoe e nos guarde. O Senhor nos mostre o Seu rosto brilhante. O Senhor nos conceda sempre a sua paz.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.