Você está em:

25 de novembro, 2ª feira, 34ª Semana do Tempo Comum

Baixar áudio
– Hoje é dia 25 de novembro, 2ª feira da 34ª Semana do Tempo comum.

– O gesto da viúva mostra o verdadeiro sentido da oferta, da partilha. Ela faz uma doação total da sua vida, mostrando a todos, que quem leva uma vida íntegra e partilha de coração puro o pouco que tem ajuda a romper com um sistema de perversidades. A viúva ofereceu ao tesouro do Templo uma quantia insignificante se comparada ao que as outras pessoas ofereciam. Porém, ela não ofereceu o que lhe sobrava. Ela ofereceu tudo o que possuía e, dessa forma, ofereceu mais que todos. Para Deus, o que conta não são as ofertas que fazemos daquilo que sobra em nossa vida, daquilo que não precisamos mais ou que iríamos jogar fora. A oferta a Deus precisa ser uma oferta valiosa, isto é, aquilo que é importante para nós. Peça ao Senhor que te ajude a ofertar o que há de melhor em sua vida.

– Escute o Evangelho Segundo Lucas, Capítulo 21, versículos 1 a 4:

Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos e viu pessoas ricas depositando ofertas no tesouro do Templo. Viu também uma pobre viúva que depositou duas pequenas moedas. Diante disto, ele disse: "Em verdade vos digo que essa pobre viúva
ofertou mais do que todos. Pois todos eles depositaram, como oferta feita a Deus, aquilo que lhes sobrava. Mas a viúva, na sua pobreza, ofertou tudo quanto tinha para viver".

- É um desrespeito a Deus e ao próximo quando ofertamos a ele aquilo que não nos serve mais. Assim, aprendemos a nos relacionar com nossos semelhantes e a fazer ofertas que sejam fruto daquilo que vai dentro de nosso coração. A viúva, embora tenha dado tão pouco em comparação a outros, deu mais que todos, porque deu o que possuía para viver. Foi a entrega da sua vida e não uma esmola qualquer. Desse modo, ela demonstrou sua grande confiança em Deus. Quem confia, mesmo que esteja em meio a situações desafiadoras, vence os desafios e oferece sua vida a ele. Converse com Deus sobre sua oferta e confiança nele como seu Senhor.

– Você confia no Senhor diante dos desafios da vida? Qual é a qualidade de sua oferta ao Senhor e aos irmãos? A sua oferta está permeada pela sua fé no Deus da vida, que liberta e salva?

– “Todos eles deram em oferta do que tinham de sobra, ao passo que ela, da sua pobreza, deu tudo o que tinha para viver”, diz o evangelho. A viúva deu o que tinha e assim abandonou-se confiante no Senhor como sentido último de sua vida, de seu existir.

Ouça o que diz o poema, “Confio em Ti” de Adria Camparini:
No momento em que a ti me entrego
No momento em que minh’alma se expande
E se lança ao teu encontro...
Confio em ti
No instante em que frágil me sinto
E me ajoelho e oro
E tua compaixão imploro!
Então me dizes:
Confia!
Segue adiante...
Tens caridade...
Com tudo, com todos!
Todos precisam de ti, Jesus...
Todos necessitam de tua luz!
Então, sigo confiante,
Segura, na tua graça, Jesus!

– Termina sua oração pedindo ao Senhor, a capacidade de ofertar na fé sua vida a Ele e aos irmãos; vivendo a vida no serviço e no amor, que edifica relações de fé e de fraternidade. Assim, viva sua vida como um dom amoroso de Deus.

– “SENHOR te abençoe e te guarde.
O SENHOR faça brilhar sobre ti a sua face e te seja propício.
O SENHOR volte para ti o seu rosto e te dê a paz.”


Ícone Arquidiocese de BH