25 de junho, 3ª feira, 12ª Semana do Tempo Comum

Baixar áudio
-Hoje é dia 25 de junho, 3ª feira, 12ª Semana do Tempo Comum.

-No Evangelho de hoje Jesus chama a atenção para a existência dos dois caminhos, usando a alegoria: a porta estreita e a porta larga, uma sabedoria bíblica. Ele ensina como as pessoas devem agir para o bem do outro, como se fosse para ele mesmo, ou seja, não fazer ao outro o que não deseja para si. Peça ao Senhor a graça de acolher os ensinamentos de Jesus e realizar ações que promova o bem para os outros.

- Deixe o coração aberto para escutar e acolher as palavras do Evangelho de Jesus Cristo Segundo Mateus, Capítulo 7, versículos 6.12-14.

Jesus disse: “Não dê aos cães o que é santo, nem lanceis vossas pérolas diante dos porcos, pois estes, ao pisoteá-las, se voltaria contra vós para vos dilacerar”. Tudo, pois, quanto quereis que os outros vos façam, fazei-o, vós também, a eles. Esta é a Lei e os Profetas. Entrai pela porta estreita, pois larga é a porta, e espaçoso o caminho que leva à perdição, e muitos são os que entram por ele! Como é estreita a porta e apertado o caminho que conduz à vida, e pouco são os que o encontram!

-Jesus chama a atenção para o valor das coisas sagradas. Elas devem ser respeitadas. As coisas de Deus não devem ser banalizadas. Pessoas sem religião ou de outras crenças, muitas vezes abusam dos símbolos sagrados de outras crenças. Isto demonstra ignorância e falta de respeito. Muitas vezes, ocorre até mesmo desrespeito com Deus. Que saibamos encontrar o caminho certo: a porta estreita, caminho que leva para vida em Cristo. A porta larga oferece caminho espaçoso, muitas vezes fácil demais, mas leva ao individualismo e à prática do egoísmo.
Peça ao Senhor sabedoria para compreender a manifestação do sagrado através dos símbolos apresentados, objetos que nos ajudam a acolher a mensagem do Reino, anunciadas por Jesus.

-Olhando para a sua vida, consegue perceber as muitas “portas” que estão a sua frente? Jesus tem sido a porta (o caminho) que tens escolhido diariamente?

-“Tudo, pois, quanto quereis que os outros vos façam, fazei-o, vós também, a eles”. Este ensinamento de Jesus constitui a regra de ouro da caridade. O evangelista Mateus o utiliza como princípio prático para a nova vida do cristão e nos provoca para vive-la em busca da santidade. É uma vivência que impulsiona para a prática do amor sem medida. Diz o Papa Francisco:

"A medida é Jesus e seu Evangelho: não o que pensamos, mas o que Ele nos diz. Portanto, se trata de uma porta estreita não porque seja destinada a poucos, mas porque ser de Jesus significa segui-lo, comprometer a vida no amor, no serviço e no dom de si como Ele fez, que passou pela porta estreita da cruz"

- Diante de Jesus, expresse seu desejo de crescer na vivência do Evangelho e na capacidade de optar a cada dia por Ele. Fale de sua vida e de suas atividades, do seu esforço que fazes para viver a Palavra.

- O Senhor nos abençoe e nos guarde. O Senhor nos mostre o Seu rosto brilhante. O Senhor nos conceda sempre a sua paz.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.