Você está em:

25 de julho, 5ª feira, Festa de São Tiago

Baixar áudio
-Hoje é dia 25 de julho, 5ª feira, Festa de São Tiago maior, Apóstolo.

-A Igreja hoje nos convida a celebrar São Tiago maior, ele que juntamente com seu irmão João, não duvidou em seguir o Jesus, após seu chamado. Foi discípulo fiel de Jesus até o fim e, depois, foi morto à espada, a mando de Herodes. Ele aprendeu com Jesus que maior é aquele que serve. Peça ao Senhor a graça de apreender seus ensinamentos e seja alguém disponível para bem servir ao próximo.

- Deixe o coração aberto para escutar e acolher as palavras do Evangelho de Jesus Cristo Segundo Mateus, Capítulo 20, versículos 20-28

“A mãe dos filhos de Zebedeu, com seus filhos, dirigiu-se a Jesus e prostou-se para fazer-lhe um pedido. Ele perguntou: “Quer queres?” Ela respondeu: Ordena que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”. Jesus disse: “Não sabeis o que pedis. Podeis beber o cálice que estou para beber?” Eles responderam: “Podemos”. Jesus disse então: “Sim, do meu cálice bebereis, mas o sentar-se à minha direita e à minha esquerda não depende de mim. É para aqueles para quem meu Pai o preparou”. Quando os dez ouviram isso, indignaram-se com os dois irmãos. Jesus, porém, chamou-os e disse: “Sabeis que os chefes das nações as dominam e os grandes impõem sua autoridade. Entre vós não seja assim. Quem quiser ser o maior, no meio de vós, seja aquele que vos serve, e quem quiser ser o primeiro, no meio de vós, seja vosso servo, da mesma forma que o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate por muitos.”

- Aprendemos com Jesus: quem se faz presente no Reino sabe que quem é o maior é aquele que serve. Tiago Maior e demais apóstolo, sempre se coloram a serviço do Reino. É no testemunho desses homens que se apoia nossa fé. Estar a serviço do outro, atentos às pastorais de sua comunidade, contribuindo para que nelas as pessoas possam sentir a presença do Senhor Jesus; possam dar seu testemunho e prestar solidariedade, engrandece aquele que o faz e fortalece sua fé em Cristo Jesus. Peça ao Senhor para que seja testemunha fiel do Reino de Deus. Que desenvolva sua vocação batismal e seja um anunciante da Palavra de Deus.

- “Não sabeis o que pedis”. Ao escutar o pedido daquela mãe para seus filhos, Jesus disse: “Não sabeis o que pedis. Muitas vezes, pedimos, e parece que Deus não nos dá ouvidos. Sentimo-nos abandonados. Mas a verdade é Jesus pode também estar nos dizendo: “Não sabeis o que pedis”. Pois pedimos aquilo que pensamos ser para o nosso bem. É a nossa vontade e não a vontade de Deus. É preciso superar as ambições e tornar-se servidor do Reino de Deus. Diz a música “Agora é tempo de ser Igreja”:

Agora é tempo de ser Igreja, Caminhar juntos, participar.

Somos povo escolhido na fronte assinalados
Com o nome do Senhor que caminha ao nosso lado.

Somos povo em missão, já é tempo de partir.
É o Senhor que nos envia, em seu nome a servir.

- Termine sua oração dando graças pela presença do Senhor em sua vida. Peça ao Senhor a graça de ser fiel ao seu chamado, a exemplo de São Tiago. Peça pela paz no mundo e no seu coração.

- O Senhor nos abençoe e nos guarde. O Senhor nos mostre o Seu rosto brilhante. O Senhor nos conceda sempre a sua paz.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.




Ícone Arquidiocese de BH