25 de janeiro, 4ª feira, Conversão de São Paulo

Baixar áudio
-Hoje é dia 25 de janeiro, 4ª feira, Dia da conversão de São Paulo

-Hoje celebramos a experiência que Paulo fez de que Jesus era o Cristo, ou seja, o Messias, o Filho de Deus, por isso que chamamos de conversão, ou seja, Paulo teve que mudar completamente de mentalidade, dado que como judeu, acreditava que Jesus era um falso Messias, uma pessoa que enganava os judeus. Assim, como fariseu, não poderia deixar que seu povo fosse enganado, por isso perseguiu os cristãos, a fim de levá-los as autoridades competentes para, ao ser punidos, perceberem que estavam sendo enganados. Mas, o Senhor vem ao encontro de Paulo, se revela e o torna um grande apóstolo e seu seguidor. Peça, nesse momento, a Paulo que possa nos ensinar a ser fiel ao seguimento de Jesus e ser testemunha de seu amor e de seu Reino a todos e todas.

-Escute o Evangelho segundo Marcos, capítulo 16 , versículos de 15 a 18.

-Naqueles tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos e disse-lhes: “ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal algum, quando impuserem as mãos sobre os doentes, e eles ficarão curados”.

-O Evangelho narra a despedida de Jesus, após a sua Ressurreição, quando confia aos apóstolos a sua missão, carregando a certeza de que o poder de Cristo acompanhará seus discípulos na pregação e na ação missionária. Esses sinais prodigiosos não tem a intenção de apresentar um agir “sensacionalista”, mas em ressaltar que os apóstolos darão continuidade as palavras e ações de Jesus. A primeira missão é anunciar a Boa-Nova de Jesus a todas as criaturas. Esse Evangelho anunciado interpela a uma resposta: crer ou rejeitar, ninguém poderá ficar indiferente diante do anúncio das palavras e ações de Jesus. A segunda é realizar aquilo que Jesus realizou por meio de sua palavra e de suas ações libertadoras. Os sinais geram em torno da vitória sobre o mal, o pecado, as doenças, a morte, ou seja, os apóstolos e apóstolas são chamados e chamadas a gerar vida por onde passam, tornando visível o Reino de Deus.

-Ao celebrar a conversão de Paulo, celebramos também a nossa experiência com Jesus Cristo e tomamos consciência da missão que o Senhor nos confiou, sabendo que o seguimento é um processo de continua conversão. Paulo nos conta a sua experiência com Jesus Cristo, assim nesse dia somos chamadas a refletir: Como se deu a sua experiência com Jesus Cristo? Quando foi? Quem te falou de Jesus pela primeira vez? A sua experiência com Jesus ecoa nas tuas atitudes e relacionamentos no dia a dia?

-Disse Jesus: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!”. Nesse dia no qual recordamos a mudança de mentalidade de Paulo, ao assumir o modo de pensar de Cristo Jesus, vamos rezar a oração a São Paulo Apóstolo, escrita por Tiago Alberione, fundador da Família Paulina:

São Paulo apóstolo vós evangelizastes o mundo inteiro
Com vossa palavra e vosso amor.
Olhai com bondade para todos nós,
Discípulos e discípulas de Jesus.
Tudo esperamos de vossa intercessão junto ao divino Mestre
E a Maria, Rainha dos Apóstolos.
Fazei, ó Apóstolo de todos os povos, que vivamos de fé,
nos salvemos pela esperança e que somente a caridade reine em nossos corações.
Obtende-nos, ó Apóstolo que correspondamos com docilidade
à graça divina, a fim de que ela frutifique em nós.
Fazei que vos possamos conhecer, amar e seguir sempre mais.
Que sejamos membros vivos da Igreja, corpo de Cristo.
Um sopro de verdadeira caridade se propague por todo o mundo
Que todos conheçam e glorifiquem a deus e ao Mestre Jesus, Caminho, Verdade e Vida.
Senhor Jesus, vós sabeis que nossa confiança não se apoia em nossas forças.
Concedei-nos, pela vossa misericórdia, que sejamos defendidos de toda adversidade:
nós vo-lo pedimos pela poderosa intercessão de São Paulo.

-Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre.
Amém