Você está em:

25 de agosto, 21º Domingo do Tempo Comum

Baixar áudio
- Hoje é dia 25 de agosto, 21º Domingo do Tempo comum. Dia do Catequista.

- Jesus desperta um “espírito novo” naqueles que o seguem; suas palavras tem um peso e ativam vida; são palavras inspiradoras porque brotam do mais profundo do seu coração; são palavras provocativas, que colocam em questão o verdadeiro motivo daqueles que o seguem. As palavras de vida pronunciadas por Jesus podem gerar um movimento capaz de orientar o mundo para uma vida mais digna e plena. Abra seu coração para acolher essa Palavra de Vida que o Senhor tem a lhe falar.

- Acolhe as palavras do Evangelho de Jesus Cristo Segundo João, Capítulo 6, versículos 60 a 69.

Naquele tempo, muitos dos discípulos de Jesus que o escutaram, disseram:
"Esta palavra é dura. Quem consegue escutá-la?"
Sabendo que seus discípulos estavam murmurando por causa disso mesmo,
Jesus perguntou:
"Isto vos escandaliza? E quando virdes o Filho do Homem subindo para onde estava antes?
O Espírito é que dá vida, a carne não adianta nada. As palavras que vos falei são espírito e vida.
Mas entre vós há alguns que não creem".
Jesus sabia, desde o início, quem eram os que não tinham fé e quem havia de entregá-lo.
E acrescentou:
"É por isso que vos disse: ninguém pode vir a mim a não ser que lhe seja concedido pelo Pai".
A partir daquele momento, muitos discípulos voltaram atrás
e não andavam mais com ele.
Então, Jesus disse aos doze: "Vós também vos quereis ir embora?"
Simão Pedro respondeu:
"A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna.
Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus".

- São muitos os que resistem aceitar o “espírito e vida” de Jesus. O narrador do Evangelho deste domingo nos diz que “muitos discípulos o abandonaram e não mais andavam com Ele”. É na crise que se revela quem de fato são os verdadeiros seguidores de Jesus. A opção decisiva é sempre esta: quem volta para trás e quem permanece com Ele, identificados com seu espírito e sua vida? Quem está a favor e quem está contra Seu projeto em favor da vida? O grupo que seguia Jesus começa a diminuir, mas Ele não teme o fracasso, não se irrita e não pronuncia nenhum julgamento contra ninguém. Só faz uma pergunta aos que permanecem junto a Ele: “Vós também quereis ir embora?” Responda a Jesus você também.

-Que implicações tem para sua vida o fato de ser seguidor(a) de Jesus? Faz diferença?...

- “"“Senhor, a quem iremos nós? Tu tens palavras de vida eterna”. . Diz Pedro a Jesus no evangelho de hoje. Os que permanecem o farão por Jesus. Só por Ele; comprometem-se com Ele. O único motivo para permanecer em seu grupo é Ele. Ninguém mais. Os catequistas são aqueles que na comunidade anunciam e nos apresentam Jesus, o Messias. Nos diz Lucimara Trevizan:

“Bem-aventurado o catequista que, apaixonado pela Palavra de Deus, descobriu na experiência de seguir Jesus Cristo a alegria de viver e, por isso, anuncia a Fé na Vida. Procura ser íntegro, justo, solidário, verdadeiro, de bem com a vida, comprometido com a comunidade de fé.”

– Apresente ao Senhor as várias situações em que você necessita ser abraçado e salvo por ele. Se ainda há dificuldade de aprofundar sua relação de intimidade com Jesus, diga o porquê e sem medo. Peça também ao Senhor por todos os catequistas que sejam animados e fiéis na missão de anunciar Jesus.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!


Ícone Arquidiocese de BH