24 de maio, 6ª feira, 7ª Semana do Tempo Comum

Baixar áudio
-Hoje é dia 24 de maio, 6ª feira, 7ª semana do tempo comum

-Neste período que a Igreja chama de Tempo Comum, vemos diversas situações onde Jesus exerce seu ministério e na maioria das vezes ensinando. No caso do evangelho de hoje, somos inseridos em uma cena onde Jesus ensina e é posto à prova pelos fariseus colocando em pauta o divórcio entre o homem e a mulher. Deixe o coração aberto para escutar e acolher a Palavra que o Senhor hoje te dirige.

- Escuta o Evangelho de Jesus Cristo Segundo Marcos, Capítulo 10, versículos de 1 a 12:

Naquele tempo, Jesus foi para o território da Judeia, do outro lado do rio Jordão. As multidões se reuniram de novo, em torno de Jesus.
E ele, como de costume, as ensinava.
Alguns fariseus se aproximaram de Jesus.
Para pô-lo à prova, perguntaram se era permitido ao homem
divorciar-se de sua mulher. Jesus perguntou:
"O que Moisés vos ordenou?"
Os fariseus responderam:
"Moisés permitiu escrever uma certidão de divórcio e despedi-la".
Jesus então disse:
"Foi por causa da dureza do vosso coração que Moisés vos escreveu este mandamento. No entanto, desde o começo da criação,
Deus os fez homem e mulher. Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe
e os dois serão uma só carne. Assim, já não são dois, mas uma só carne.
Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe!"
Em casa, os discípulos fizeram, novamente, perguntas sobre o mesmo assunto.
Jesus respondeu:
"Quem se divorciar de sua mulher e casar com outra, cometerá adultério contra a primeira. E se a mulher se divorciar de seu marido
e casar com outro, cometerá adultério

- O evangelho de hoje, nos fala sobre a lei e o amor. Sem amor, não há sentido para o cumprimento da lei. A lei de Moisés era dura porque os homens que a seguiam precisavam ser tratados com dureza e rigidez, Jesus, porém, vem trazer um novo sentido a lei, sua vinda celebra a plenitude da aliança de Deus realizada com o seu povo, que é assim como o matrimônio: selada em Jesus. Não há nada, nem mesmo a lei dos homens que possa desfazê-la. Desde a criação foi assim, pertencemos a Deus e em Jesus nos tornamos seus filhos. Ao longo de nossa caminhada nos prendemos à lei, somente ela é usada para dar norte às nossas vidas. Jesus não elimina e não tira a importância da lei, mas ele vem nos ensinar seu sentido primordial, que é dado por meio do amor pleno que vem do Pai.

- Partindo dessas pistas que nos foram dadas, o que o evangelho de hoje, te diz de modo particular? Será que estamos caminhando pelo legalista ou pelo amor?

-"Foi por causa da dureza do vosso coração que Moisés vos escreveu este mandamento”, disse Jesus. O conteúdo da lei de Moisés é colocado em questão por ser o regimento mais importante e que deve conduzir as atitudes do povo. Os fariseus afirmam que Moisés permitiu escrever uma certidão de divórcio, contudo, Jesus tomando também a lei como norte, afirma que a firmeza da lei de Moisés se deu por conta da dureza dos corações, pois no princípio, desde a criação, Deus fez o homem para a mulher e nada separa a unidade que Deus selou entre os dois. Diz assim um trecho da música “Daqui só se leva amor” de Jota Quest:

Vamos amar no presente
Vamos cuidar mais da gente
Vamos pensar diferente porque
Daqui só se leva o amor

- Abra o seu coração a Deus nesse momento. Fale do seu desejo de viver o amor conforme ele nos ensinou em Jesus. Fale daquilo que é desafiante para essa vivência.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.