24 de julho, 4ª feira, 16ª Semana do Tempo Comum

Baixar áudio
- Hoje é dia 24 de julho, quarta feira da 16ª Semana do Tempo Comum.

– Nossos olhos, coração, mente... devem estar sempre atentos para não perder nenhum detalhe da ação de Jesus. Cada gesto seu é, antes mesmo das suas palavras, um anúncio em ato. A breve e profunda mensagem do evangelho de hoje nos convida a sair, ir ao encontro das pessoas, anunciar a alegria da boa nova, por meio de diferentes e envolventes linguagens e gestos. Hoje Ele utiliza a bela e desafiadora parábola do semeador. Peça a Senhor a graça de compreender a mensagem que a Palavra do Evangelho quer fazer chegar a sua vida.

-Escuta o Evangelho Segundo Mateus, Capítulo 13, versículos 1 a 9:

“Naquele dia, Jesus saiu de casa e foi sentar-se às margens do mar da Galileia.
Uma grande multidão reuniu-se em volta dele. Por isso Jesus entrou numa barca e sentou-se,
enquanto a multidão ficava de pé, na praia. E disse-lhes muitas coisas em parábolas:
"O semeador saiu para semear.
Enquanto semeava, algumas sementes caíram à beira do caminho, e os pássaros vieram e as comeram.
Outras sementes caíram em terreno pedregoso, onde não havia muita terra. As sementes logo brotaram, porque a terra não era profunda. Mas, quando o sol apareceu, as plantas ficaram queimadas e secaram, porque não tinham raiz.
Outras sementes caíram no meio dos espinhos. Os espinhos cresceram e sufocaram as plantas. Outras sementes, porém, caíram em terra boa, e produziram à base de cem, de sessenta e de trinta frutos por semente.
Quem tem ouvidos, ouça!".

- Os gestos de Jesus interpelam a cada batizado sobre a missão como discípulo missionário: sair, se colocar em movimento, ir ao encontro das pessoas aonde elas se encontram, semear a palavra de tal maneira que provoque o envolvimento de quem escuta. Neste evangelho Jesus utiliza a bela e conhecida parábola do semeador. A mensagem de Jesus é para todos os terrenos. A semente é a palavra. O terreno é o interior de cada pessoa. Nenhum terreno é privado da semeadura. Contudo, se tornar terra boa e frutificar abundantemente é a missão de cada pessoa. Agradeça ao Senhor, pela confiança que Ele deposita em você, de ser terreno fértil e também semeador da sua mensagem.

-Qual é sua postura como semeador, estagnado em “casa” ou como Jesus, se desafia a ser Igreja em saída? É um semeador amoroso e atento, que não deixa nenhum terreno sem ser semeado? Qual terreno é a sua vida, beira do caminho, pedregoso, espinhoso ou terra boa?

- Conta o evangelho que “O semeador saiu para semear". O poema “Mascarados” de Cora Coralina diz assim:
“Saiu o Semeador a semear
Semeou o dia todo
e a noite o apanhou ainda
com as mãos cheias de sementes.
Ele semeava tranquilo
sem pensar na colheita
porque muito tinha colhido
do que outros semearam.
Jovem, seja você esse semeador
Semeia com otimismo
Semeia com idealismo
as sementes vivas
da Paz e da Justiça.”

- Termina sua oração pedindo ao Senhor a graça de ser um semeador generoso e uma terra boa para a semeadura de outros. Assim, com sua contribuição, o mundo conforme o sonho de Deus, frutificará.

- Onde estiver que Deus te guarde. Onde andar que Deus te guie. O que decidir que Deus te ilumine, e por toda a vida, Deus te Proteja e abençoe.