Você está em:

24 de fevereiro, sábado, 1ª Semana da Quaresma

Baixar áudio
- Hoje é dia 24 de fevereiro, sábado da 1ª Semana da Quaresma.

- No Evangelho de hoje Jesus convida a dar um passo adiante, para além do cumprimento mínimo da antiga lei. Ele começa dizendo: “Vós ouvistes(...) porém, eu vos digo.” Ele nos convida a uma caridade plena, sem reservas, como gesto de amor desinteressado. Refletindo sobre isso, começa tua oração.

- Escuta o Evangelho segundo Mateus, capítulo 5, versículos 43 a 48:
Disse Jesus aos seus discípulos:
"Vós ouvistes o que foi dito:
'Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!'
Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!
Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus,
porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons,
e faz cair a chuva sobre justos e injustos.
Porque, se amais somente aqueles que vos amam,
que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa?
E se saudais somente os vossos irmãos,
o que fazeis de extraordinário?
Os pagãos não fazem a mesma coisa?
Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito".

- O nosso pensamento e o da sociedade está marcado pela classificação das pessoas: bons e maus; pessoas ditas “normais” e outras com “defeito”; cidadão do mal e cidadão de bem. Um pensamento como se existissem pessoas totalmente boas (perfeitas) e pessoas totalmente más. Assim também eram classificadas e separadas as pessoas no tempo de Jesus: puros e impuros. Mas esquecemos que Jesus nos lembra, em outro texto do evangelho, que o joio e o trigo crescem juntos, no mesmo campo. Amar o inimigo não é uma tarefa simples. Perdoar é um processo. O primeiro passo é se aliviar do peso do rancor. Trabalhar o nosso interior. Reconciliação é outra etapa, futura.

- Devemos amar somente pessoas boas? Quais sombras e luzes você percebe no seu agir? Suas atitudes são expressões de compromisso e respeito com a justiça, a ética, o bem comum? Tem buscado se transformar na imagem de Deus, vencendo o egoísmo, o desamor?

- “...Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!”. Jesus não desiste do ser humano e da humanidade. Ama e perdoa. Amar o inimigo é abraçar a humanidade, é viver como filhos(as) de Deus, é ser e lutar por uma sociedade justa, onde o diálogo, o respeito... Onde o ódio, a divisão, a polarização... não sejam alimentados. Martin Luther King disse a famosa frase:

“A escuridão não pode expulsar a escuridão; só a luz pode fazer isso. O ódio não pode expulsar o ódio; só o amor pode fazer isso”.

- Termina sua oração, pedindo ao Senhor a graça de a cada dia, crescer em humanidade, agindo amorosa e fielmente como filho(a) de Deus e ir transformando você em sua imagem e semelhança. Peça a graça de poder aliviar o teu coração dos sentimentos de vingança, rancor e mágoa.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!



Ícone Arquidiocese de BH