Você está em:

24 de dezembro, 4º Domingo do Advento

Baixar áudio
– Hoje é dia 24 de dezembro, 4º Domingo do Advento.

– O evangelho desse domingo traz o sim de Maria. O anjo Gabriel vem para preparar no coração e no seio de Maria a morada de Deus. Maria, com o seu sim, passa a ser a Arca da Aliança, cumprindo a profecia do Primeiro Testamento. Desse texto podemos extrair muitos ensinamentos para que possamos preparar a morada do Senhor neste Natal. Podemos nos colocar no lugar de Maria e sentir como se dá o processo de preparação. Maria é uma mulher simples, comum, como tantas pessoas, e Deus a escolhe para ser a Mãe do Salvador. Deus age na vida de pessoas comuns, por isso, não nos desanimemos, achando que Deus se esqueceu de nós. Peça ao Senhor a graça de dizer sim a Deus como servo(a) acolhendo seu reinado de amor.

– Escute o Evangelho Segundo Lucas, Capítulo 1, versículos 26 a 38.

Naquele tempo, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da virgem era Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: "Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!" Maria ficou perturbada com essas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. O anjo, então, disse-lhe: "Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó,
e o seu reino não terá fim". Maria perguntou ao anjo: "Como acontecerá isso,
se eu não conheço homem algum?" O anjo respondeu: "O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta,
concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, porque para Deus nada é impossível". Maria, então, disse:
"Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!" E o anjo retirou-se.

– Deus não se esquece dos seus filhos, como não se esqueceu de Maria e tantas outras pessoas. Maria levava uma vida comum, mas a partir desse anúncio, ela tem sua vida transformada. Seu sim representou serviço a Deus. Quando dizemos sim a Deus e aceitamos receber no nosso coração o seu Filho Jesus, significa que devemos ser fiéis a ele e fazer tudo conforme ele nos pediu. Maria ficou insegura, sentiu medo, mas, encorajada pelo Anjo, pela fé em Deus, aceitou, assumiu o compromisso e levou adiante, até o fim, o seu sim com coerência. Converse com Deus sobre o seu sim a Ele, e avalie sua fidelidade a exemplo de Maria.

– O seu sim, é como o de Maria, numa perspectiva serviçal? Você se coloca diante de Deus, dócil à sua Palavra que nos envia em missão? Você já discerniu a vontade de Deus na sua vida? Qual é a qualidade de sua resposta ao Senhor?

– “Então Maria disse: Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra”. Como Maria possamos experienciar no dia a dia a palavra do Senhor, realizando sua vontade fielmente. Veja o que diz um trecho do texto “Poemas para rezar” de Michel Quoist.

Tenho medo Senhor, de dizer SIM.
Até onde me conduzirás?
Tenho medo de puxar a palha mais comprida,
Tenho medo de assinar ao pé de folha em branco,
Tenho medo do sim que reclama outros sim.
Entretanto, eu não me sinto em paz.
Tu me persegues, Senhor,
Tu me assedias por todos os lados.
Procuro o barulho porque receio ouvir-te,
Mas infiltra-Te num momento de silêncio.
Fujo da estrada, pois vislumbrei-Te ao longe,
Mas na saída do atalho já me esperas quando chego.
Onde esconder-me? Por toda a parte Te encontro:
(...)
Ó Senhor, tenho medo de tua exigência,
Mas quem Te pode resistir?
Para que venha o Teu reino e não o meu,
Para que Tua vontade seja feita e não a minha,
Ajuda-me a dizer SIM.

– Termina sua oração pedindo ao Senhor a graça de, como Maria, você possa acolher e viver a Vontade de Deus, explicitada em sua Palavra de vida eterna, que nos faz servidores do Reinado de Amor, Justiça e Paz.

– O SENHOR TE ABENÇOE E TE GUARDE. O SENHOR FAÇA BRILHAR SOBRE TI A
SUA FACE E TE SEJA PROPÍCIO. O SENHOR VOLTE PARA TI O SEU ROSTO E TE DÊ A PAZ.


Ícone Arquidiocese de BH