23 de março, 5ª feira, 4ª semana da Quaresma

Baixar áudio
-Hoje é dia 23 de março, Quinta-feira da 4ª semana da quaresma

-A narrativa do Evangelho de hoje nos fala a respeito do valor do testemunho que vem do Pai, um testemunho verdadeiro e fidedigno. João deu testemunho da verdade sobre mim, disse Jesus, mas eu tenho um testemunho maior que o de João que são as obras que meu Pai me deu. Elas dão testemunho de que o Pai me enviou.
Peça ao Senhor a graça de realizar as obras segundo a vontade do Pai e de dar testemunho verdadeiro sobre Jesus e seus ensinamentos, como discípulo e discipula dele.

- Abra o coração e se coloca na escuta das palavras do Evangelho de Jesus Cristo Segundo João, Capítulo 5, versículos de 31 a 47:
“Se dou testemunho de mim mesmo, o meu testemunho não é verdadeiro. Um outro é quem dá testemunho de mim, e eu sei que o testemunho que ele dá de mim é verdadeiro. Vós mandastes perguntar a João, e ele deu testemunho da verdade. Embora eu não receba testemunho da parte de um ser humano, digo-vos isso para vossa salvação. João era a lâmpada que ardia e iluminava, e vós quisestes alegrar-vos, por um momento, com sua luz. Eu, porém, tenho um testemunho maior que o de João: as obras que o Pai me deu para leva-las a termo: essas obras que eu faço, dão testemunho em meu favor, de que o Pai me enviou. Sim, o Pai que me enviou dá testemunho em meu favor. Vós, porém, nunca ouvistes a sua voz, pois não credes naquele que ele enviou. Examinais as Escrituras, pensando ter nelas a vida eterna, são elas que me dão testemunho de mim. Vós, porém, não quereis vir a mim para terdes a vida! Eu não recebo glória da parte dos homens; pelo contrário, eu bem sei que não tendes em vós o amor de Deus. Eu vim em nome do meu Pai, e vós não me recebeis; mas, se um outro viesse em seu próprio nome, a esse receberíeis. Como podereis crer, vós que recebeis glória uns dos outros, e não buscais a glória que vem do Deus único? Não penseis que vos acusarei diante do Pai. Há outro que vos acusa: Moisés, no qual colocais a vossa esperança. Se crêsseis, também creríeis em mim, pois foi a meu respeito que ele escreveu. Se, porém, não credes nos seus escritos, como crereis nas minhas palavras?”

-O povo da época de Jesus não acreditava nele. Nem mesmo as pessoas mais religiosas acreditavam na novidade trazida por Jesus. Viam nele o contrário daquilo que ele era de fato. Jesus percebe isso e, embora tenha muitas testemunhas, principalmente João Batista, diz não depender do testemunho de um ser humano e apela para o testemunho das obras que o Pai o encarregou de fazê-las e para as Sagradas Escrituras. Peça ao Senhor que lhe dê a sabedoria de viver bem neste mundo, realizar boas obras que possam testemunhar a seu favor.

- As obras realizadas por Jesus são sinais pelos quais o Senhor dá a vida a quem ele quer. Sua obras estão sempre conectadas com as do Pai deixando transparecer a profunda união que existe entre eles. É a vontade do Pai que está na origem das obras de Jesus. Nesse sentido, para além de ouvir seus ensinamentos, somos chamados a executar suas obras para que nosso testemunho seja verdadeiro. Reflita sobre isso.

-Disse Jesus“... como crereis nas minhas palavras?” Jesus acusa os chefes judeus de deixar de acreditar nele que é a Palavra viva de Deus, ficando apenas na letra das Escrituras, pensando encontrar ali a vida eterna. Mas a vida eterna se encontra em Jesus, em sua prática e no seu seguimento. As obras de Jesus são a comunicação de vida a todos àqueles que nele crêem. Diz um refrão de uma música litúrgica:

Eu vim para que todos tenham vida
Que todos tenham vida plenamente.

- Termine sua oração dando graças pela presença do Senhor em sua vida. Alegre-se, pois ele caminha sempre junto de nós, nos orienta para bem servir aos irmãos, ensinando as obras que aprendeu do Pai que está no céu.

- O Senhor nos abençoe e nos guarde. O Senhor nos mostre o Seu rosto brilhante. O Senhor nos conceda sempre a sua paz.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.