Você está em:

23 de maio, 5ª feira, 7ª Semana do Tempo Comum

Baixar áudio
-Hoje é dia 23 de maio – Quinta-feira – 7ª semana do tempo comum

-No Evangelho de hoje Jesus nos dá um grande ensinamento de como devemos acolher, respeitar e cuidar do outro, principalmente das crianças sem fazer escândalos que possa vir a humilhar os pequeninos do Reino de Deus. Que reine a paz entre os irmãos.
Peça ao Senhor a graça de, como discípulo e ou discípula, acolher bem as crianças e os pequeninos do Reino.

- Deixe o coração aberto para escutar e acolher as palavras do Evangelho de Jesus Cristo Segundo Marcos, Capítulo 9, versículos de 41 a 50:

“Quem vos der de beber um copo de água porque sois de Cristo, em verdade vos digo: ele não perderá sua recompensa. E quem causar escândalo, a um só destes pequenos que creem em mim, melhor seria que lhe amarrassem ao pescoço uma grande mó e o lançassem ao mar. Se tua mão te causa escândalo, corta-a! É melhor entrares na vida tendo só uma das mãos que, tendo as duas, ires para a Geena, para o fogo que nunca se apaga. Se teu pé te causa escândalo, corta-o! É melhor entrares na vida tendo só um dos pés que, tendo os dois, seres lançado à Geena. Se teu olho te causa escândalo, arranca-o! É melhor entrares no Reino de Deus tendo só um dos olhos que, tendo os dois, ires para a Geena, onde o verme não morre e o fogo não se apaga. Todos serão salgados com fogo. O sal é bom, mas se o sal ficar insosso, com que o temperareis? Tende sal em vós mesmos e vivei em paz uns com os outros”.

-Os seguidores de Jesus são pequenos, creem nele e merecem respeito. O escândalo existe quando, na comunidade, alguém pretende ser servido em vez de servir; colocar-se acima dos outros como superior. Vamos olhar para os menores do Reino de Deus. Há tantas crianças abandonadas, sem famílias e sem futuro certo. Peça ao Senhor que lhe envie o Espírito Santo para iluminar suas ações junto à sua família, comunidade, sociedade.

- Jesus ensina que “quem quer ser o primeiro, seja o último de todos e o servidor de todos”. Por isso Jesus convida a todos a cortar o mal pela raiz. Os que encontram em situação de marginalidades e, principalmente, nossas crianças que não podem ser objeto de nossa maldade nem de nossas más inclinações. Reflita sobre isso.

- “Se tua mão te causa escândalo, corta-a! Se teu pé te causa escândalo, corta-o! Se teu olho te causa escândalo, arranca-o!”. Jesus usa imagens fortes e linguagem simbólica. A mão representa toda atividade; o pé indica conduta, comportamento; o olho se refere o desejo, aspiração. É necessário que seja eliminado tudo aquilo que desvia o cristão de sua adesão ao Reino de Deus. A música Minha segurança, meu chão é Deus, nos diz:

Aleluia, Aleluia!
Minha segurança, meu chão é Deus, vou cantar a vida que ele deu.
Do seu evangelho eu vou colher, Lutas e motivos para vencer.

- Termine sua oração dando graças pela presença do Senhor em sua vida. Juntamente com o Espírito, contemplamos em silêncio tudo o que diz respeito a seu Filho Jesus.

-O Senhor nos abençoe e nos guarde. O Senhor nos mostre o Seu rosto brilhante. O Senhor nos conceda sempre a sua paz.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Ícone Arquidiocese de BH