Você está em:

22 de novembro, 6ª feira, Memória de Santa Cecília

Baixar áudio
- Hoje é dia 22 de novembro, 6ª feira, Memória de Santa Cecília

- O evangelho nos apresenta Jesus condenando de forma enérgica a exploração do Templo. Peça ao Senhor que ajude você a dar lugar em seu coração e vida, prioritariamente, para Deus e por Ele se deixar conduzir.

-Escuta o Evangelho Segundo Lucas, Capítulo 19, versículos 45 a 48:
Naquele tempo,
" Jesus entrou no Templo e começou a expulsar os vendedores. E disse:
"Está escrito: 'Minha casa será casa de oração'. No entanto, vós fizestes dela um antro de ladrões".
Jesus ensinava todos os dias no Templo. Os sumos sacerdotes, os mestres da Lei e os notáveis do povo procuravam modo de matá-lo. Mas não sabiam o que fazer, porque o povo todo ficava fascinado quando ouvia Jesus falar.".

- Jesus mostra sua indignação pela ação de transformarem o “Templo” em “antro de ladrões”, em lugar de comércio, de exploração dos pobres e de enriquecimento dos poderosos. O templo de Deus estava sendo usado de forma inadequada, e a perseguição do ganho material e o uso de práticas gananciosas predominavam. A Casa de Deus tinha se tornado uma espécie de bolsa de mercadorias ou feira livre. A ação de Jesus, de expulsar os comerciantes, não só tinha por alvo o prestígio dos sacerdotes, mas também os bolsos deles. Um outro aspecto que o texto de hoje me aponta e podemos aprofundar na oração é recobrarmos a consciência de que nós somos templos de Deus. A Trindade habita em nós e, portanto, nosso corpo também deve ser uma “Casa de oração”.
- Se, nesta cena do evangelho, você fosse um dos vendedores, qual seria sua atitude? O que pensaria sobre Jesus? Que julgamento faria dele? Como tem tratado do seu corpo, que é templo de Deus?
– " Jesus entrou no Templo e começou a expulsar os vendedores.”, diz o evangelho. O Pe. José Antônio Pagola nos lembra:

“Mas Jesus não nos quer falar apenas do Templo como um lugar físico. Se em outro trecho do Evangelho Ele se refere ao seu próprio corpo como Templo, temos que aprofundar nossa reflexão.
Jesus prestou o perfeito culto a Deus em sua vida, por meio de sua morte de Cruz e Ressurreição, que nos introduziu a uma nova vida e nos faz parte de seu Corpo Místico.
Nós, porém, podemos fazer de seu templo, isto é, a nossa vida, um covil de ladrões, esquecendo-nos do lugar que Deus deve ocupar em nossa vida. Passamos a viver uma vida vazia de sentido movida por coisas que não trazem verdadeira alegria.
Que tenhamos a coragem da conversão!”

-Termina sua oração pedindo ao Senhor, para ajudar você, “a abraçar com toda sua força os valores do Reino que não passa, a vida e a dignidade humana”. Peça pela paz no mundo!

-Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso Nome,
venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu.
O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas
assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido,
e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal.



Ícone Arquidiocese de BH