Você está em:

22 de março, 6ª feira, 5ª Semana da Quaresma

Baixar áudio
- Hoje é dia 22 de março, sexta-feira da 5ª Semana da Quaresma.

- No evangelho de hoje percebemos a tensão, fruto da incompreensão dos judeus, que fecham o coração para acolher a mensagem de Jesus. E é em nome de Deus, que não reconhecem as ações e palavras de Jesus, como ações divinas, querem apedrejá-lo. Somente O enviado por Deus é capaz de realizar tão grandes sinais, eles são o testemunho, mas eles não veem. Ainda hoje vemos pessoas que, em nome de Deus, cometem injustiças contra quem pratica boas obras que promovem a vida e o desejo de Deus. Peça ao Senhor, que este momento propício da quaresma, seja um tempo frutuoso de aproximação do verdadeiro Deus de Jesus Cristo e por Ele, aberta e amorosamente se deixar conduzir.

-Escuta o Evangelho Segundo João, Capítulo 10, versículos 31 a 42

Naquele tempo os judeus pegaram pedras para apedrejar Jesus. E ele lhes disse:
"Por ordem do Pai, mostrei-vos muitas obras boas. Por qual delas me quereis apedrejar?"
Os judeus responderam:
"Não queremos te apedrejar por causa das obras boas, mas por causa de blasfêmia, porque sendo apenas um homem, tu te fazes Deus!"
Jesus disse:
"Acaso não está escrito na vossa Lei: 'Eu disse: vós sois deuses'? Ora, ninguém pode anular a Escritura: se a Lei chama deuses as pessoas às quais se dirigiu a palavra de Deus, por que então me acusais de blasfêmia, quando eu digo que sou Filho de Deus, eu a quem o Pai consagrou e enviou ao mundo? Se não faço as obras do meu Pai, não acrediteis em mim. Mas, se eu as faço, mesmo que não queirais acreditar em mim, acreditai nas minhas obras, para que saibais e reconheçais que o Pai está em mim e eu no Pai".
Outra vez procuravam prender Jesus, mas ele escapou das mãos deles. Jesus passou para o outro lado do Jordão, e foi para o lugar onde, antes, João tinha batizado. E permaneceu ali. Muitos foram ter com ele, e diziam:
"João não realizou nenhum sinal, mas tudo o que ele disse a respeito deste homem, é verdade".
E muitos, ali, acreditaram nele."

- Jesus falava, agia, vivia inteiramente ligado ao Pai. Tal ação tem consequências. Querem apedrejar Jesus, reconhecem que Ele faz boas obras, mas não como sinais, testemunhos da sua filiação divina. Acusam injustamente Jesus de blasfêmia e o fazem em nome de Deus. Firme em sua fidelidade a Deus, em promover as boas obras, Jesus continua seu caminho. Peça ao Senhor que, continuamente, ajude você a perceber qual a imagem de Deus, alimenta em seu coração e orienta suas ações.

- Já passou pela experiência de julgar ou ser julgado injustamente? A imagem de Deus que tem alimentado é de um Deus que ama, acolhe, é misericordioso e compassivo? Tem se comprometido a anunciar o amor de Deus que ama incondicionalmente.

- No evangelho Jesus afirma: “...Se não faço as obras do meu Pai, não acrediteis em mim. Mas, se eu as faço, mesmo que não queirais acreditar em mim, acreditai nas minhas obras, para que saibais e reconheçais que o Pai está em mim e eu no Pai". Que sejamos como Jesus, enfrentemos as incompreensões e continuemos a realizar as obras do Pai, por palavras e ações. Ouça o poema “Ai de mim” do Pe. Julio Santa Bárbara:

Se quiser me evangelizar,
Aproxima-se sem demora, sem mais;
Se quiser me falar de Deus,
Deixa que Ele transpareça por ti

Se quiser me dizer da tua relação com o Senhor,
Entrega-se às relações;
Se desejar que Deus me cure,
Mostra-me a saúde que vem do teu toque

Se desejar que eu sinta a ternura divina,
Acaricia-me com o calor humano;
Se desejar que eu experimente a presença de Deus,
Acolhe-me com a tua presença e verdade;

Se precisar mesmo me falar de paixão pela vida,
Permita que eu veja a tua preocupação pelos outros.
Que Deus é esse mesmo? Estranho não?

É mão que sustenta,
É mão próxima que acolhe,
É mão que protege,
É mão que afasta, não o irmão, a exclusão

Não importes tu que eu seja ateu,
Na verdade, quero sê-lo,
Quero ser ateu de um Deus que não me leva ao outro
Somente assim
Se eu não evangelizar,
AI DE MIM

-Termina sua oração pedindo ao Senhor a graça da conversão do coração e da ação, que ajude você a acolher a mensagem de Jesus, por ela se deixar conduzir, espalhando seu amor.

-Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!









Ícone Arquidiocese de BH