22 de março, 4ª feira, 4ª Semana da Quaresma

Baixar áudio
- Hoje é dia 22 de março, quarta-feira da 4ª Semana da Quaresma

-Com o Senhor, estamos no deserto da vida. Neste tempo marcado pela conversão, temos a oportunidade de nos sensibilizar com os apelos de Deus para nós, motivados pela escuta da Sua Palavra. Peça a Deus a graça de saber escutar a Sua Palavra e os apelos que Ele te faz nesta caminhada em direção à vida nova.

-Escuta o Evangelho segundo João, capítulo 5, versículos 17 a 30:

Naquele tempo, Jesus respondeu aos judeus: “Meu Pai trabalha sempre, portanto eu também trabalho”. Então, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque, além de violar o sábado, chamava Deus o seu Pai, fazendo-se, assim, igual a Deus. Tomando a Palavra, Jesus disse aos judeus: “Em verdade, em verdade vos digo, o Filho não pode fazer nada por si mesmo; ele faz apenas o que vê o Pai fazer. O que o Pai faz, o Filho o faz também. O Pai ama o Filho e lhe mostra tudo o que ele mesmo faz. E lhe mostrará obras maiores ainda, de modo que ficareis admirados. Assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá a vida, o Filho também dá a vida a quem ele quer. De fato, o Pai não julga ninguém, mas ele deu ao Filho o poder de julgar, para que todos honrem o Filho, assim como honram o Pai. Quem não honra o Filho, também não honra o Pai que o enviou. Em verdade, em verdade vos digo, quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, possui a vida eterna. Não será condenado, pois já passou da morte para a vida. Em verdade, em verdade, eu vos digo: está chegando a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus e os que a ouvirem, viverão. Porque, assim como o Pai possui a vida em si mesmo, do mesmo modo concedeu ao Filho possuir a vida em si mesmo. Além disso, deu-lhe o poder de julgar, pois ele é o Filho do Homem. Não fiqueis admirados com isso, porque vai chegar a hora, em que todos os que estão nos túmulos ouvirão a voz do Filho e sairão: aqueles que fizeram o bem, ressuscitarão para a vida; e aqueles que praticaram o mal, para a condenação. Eu não posso fazer nada por mim mesmo. Eu julgo conforme o que escuto, e meu julgamento é justo, porque não procuro fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou”.

-Nossa vida é marcada por escolhas. Algumas delas definitivas que nos fazem experimentar a vida ou o desprezo dela. Ouvir a Palavra de Deus é caminho de discernimento para as melhores escolhas. Ela ilumina nossos passos e nos faz compreender o que deseja nossa esperança. Converse com Deus sobre tua necessidade de querer sempre mais e peça que Ele te ajude a compreender que o mais é sempre Ele presente em tua vida.

-Sabes confiar a Deus a tua esperança? Tens a capacidade de abrir o teu coração à graça de Deus que nos promete vida na ressurreição pelo bem que escolhemos fazer? Na fome que tens de Deus, és capaz de enxergar as obras que Ele realiza no meio de nós?

-“Meu Pai trabalha sempre, portanto eu também trabalho”. Com estas palavras reconhecemos o testemunho corajoso de Jesus que não se deixa intimidar pelos inimigos e opositores do bem que realizava no meio das pessoas. Também nós somos chamados a não nos deixar levar pelo medo, mas fortalecer nossa vida e testemunho no Senhor. Ouça e faça no teu íntimo essa oração que nos deixa Bruno Forte, um bispo italiano:

Senhor Jesus,
Tu nos chamas para seguir-Te no Teu caminho de cruz.
Tu transtornas nossos sonhos e nossos projetos.
No entanto, és a nossa paz.
Aceita-nos com nossos medos e as hesitações do nosso coração.
Acolhe nosso humilde amor, capaz apenas de dar-Te o pouco que somos.
Converte-Te a nós, Senhor, e nós nos converteremos a Ti,
deixa-nos conduzir aonde talvez não queiramos ir,
mas onde Tu nos precedes e nos esperas,
para fazer das pobres estórias de nossa vida e da nossa dor
a Tua história conosco. Amém. Assim seja!

-Termine tua oração pedindo a força do testemunho da fé. Contra todos aqueles que não compreendem o teu desejo de superar a ti mesmo, oferece o Teu amor. Que a Palavra de Deus te inspire a trabalhar com Jesus na promoção do bem e te prepares para receber a vida na ressureição do último dia.

-Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo;
como era no princípio, agora e sempre. Amém.