22 de maio, 6º Domingo da Páscoa

Baixar áudio

- Hoje é dia 22 de maio, 6º domingo da Páscoa.

- No evangelho de hoje Jesus conversa com seus discípulos sobre guardar sua palavra e viver de acordo com um verdadeiro seguimento às suas ações. Dizer que ama Jesus não é suficiente, e a palavra que escutamos de Cristo pertence ao Pai que o enviou. Jesus diz para que não fiquemos perturbados e não nos deixemos intimidar o coração porque ele está conosco e o Pai enviará o defensor que nos fará lembrar de todas as palavras. Peça ao Senhor o verdadeiro fermento para nossas vidas nas convivências com os irmãos.

- Escuta o Evangelho Segundo João, Capítulo 14, versículos 23 a 29:
“Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: ‘Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada. Quem não me ama, não guarda a minha palavra. E a palavra que escutais não é minha, mas do Pai que me enviou. Isso é o que vos disse enquanto estava convosco. Mas o Defensor, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito. Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo. Não se perturbe nem se intimide o vosso coração. Ouvistes que eu vos disse: ‘Vou, mas voltarei a vós’. Se me amásseis, ficaríeis alegres porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu. Disse-vos isto, agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós acrediteis.”
- É um discurso de despedida que Jesus faz aos seus discípulos, palavras de acolhimento e ao mesmo tempo de exortação para que saibam e acreditem quando chegar o momento. Nós, também, precisamos acreditar e continuar em frente, em comunhão com Cristo Jesus. Peça ao Senhor que nos ajude a crescer e permanecer fiéis ao seu amor e a missão que Ele nos confia.

- Guardamos a palavra de Cristo Jesus? A partir da palavra que ouvimos, podemos refletir: o que me move nas minhas atitudes no cotidiano?

- “Quem não me ama, não guarda a minha palavra.” nos diz o evangelho de hoje. O amor é o que levou Jesus até a cruz em sua missão. Não deixemos de amá-lo e de não seguir com nossa missão. Façamos o melhor em nossa vida, no amor aos outros e no cuidado com nossas atitudes. O poeta Khalil Gibran no poema “Quando o amor chamar, siga-o”, diz assim:

“Quando o amor vos chamar, segui-o,
Embora seus caminhos sejam agrestes e escarpados;
E quando ele vos envolver com suas asas, cedei-lhe,
Embora a espada oculta na sua plumagem possa ferir-vos;
E quando ele vos falar, acreditai nele,
Embora sua voz possa despedaçar vossos sonhos
Como o vento devasta o jardim.
Pois, da mesma forma que o amor vos coroa,
Assim ele vos crucifica.
E da mesma forma que contribui para vosso crescimento,
Trabalha para vossa poda.
E da mesma forma que alcança vossa altura
E acaricia vossos ramos mais tenros que se embalam ao sol,
Assim também desce até vossas raízes
E as sacode no seu apego à terra...”

- Termina tua oração pedindo a Deus Pai que renove tuas esperanças e ações a cada dia para que caminhemos renovados e firmes na fé.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!