Você está em:

22 de junho, sábado, 11ª Semana do Tempo Comum

Baixar áudio
– Hoje é dia 22 de junho, sábado da 11ª Semana do Tempo Comum.

– A idolatria é uma condição de escravidão que o povo assume quando se afasta de Deus, que é libertação-salvação. Ninguém pode servir a dois senhores. Quando Jesus insere essa reflexão, Ele tem em mente a ideia de não sermos escravo do dinheiro: vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro. Corremos o risco de transferir para a riqueza aquilo que é próprio de Deus: nossa segurança, nossa vida e salvação. Isso nos leva a um afastamento do Senhor. Por isso, devemos buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e tudo mais nos será concedido. Ter Deus em primeiro lugar em nossa vida é o mais importante. Nada falta a quem crê em Deus e o tem ao seu lado. Se Deus cuida com carinho de cada obra de sua criação, ele não deixará de cuidar da sua obra suprema, o ser humano, sua imagem e semelhança. Peça ao Senhor que aumente a sua fé inabalável Nele.

– Escute o Evangelho Segundo Mateus, Capítulo 6, versículos 24 a 34.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: "Ninguém pode servir a dois senhores: pois, ou odiará um e amará o outro, ou será fiel a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro. Por isso eu vos digo: não vos preocupeis com a vossa vida, com o que havereis de comer ou beber; nem com o vosso corpo, com o que havereis de vestir. Afinal, a vida não vale mais do que o alimento, e o corpo, mais do que a roupa? Olhai os pássaros dos céus: eles não semeiam, não colhem, nem ajuntam em armazéns. No entanto, vosso Pai que está nos céus os alimenta. Vós não valeis mais do que os pássaros? Quem de vós pode prolongar a duração da própria vida, só pelo fato de se preocupar com isso? E por que ficais preocupados com a roupa? Olhai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham nem fiam. Porém, eu vos digo: nem o rei Salomão, em toda a sua glória, jamais se vestiu como um deles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é queimada no forno, não fará ele muito mais por vós, gente de pouca fé? Portanto, não vos preocupeis, dizendo: 'O que vamos comer? O que vamos beber? Como vamos nos vestir?' Os pagãos é que procuram essas coisas. Vosso Pai, que está nos céus, sabe que precisais de tudo isso. Pelo contrário, buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão dadas por acréscimo. Portanto, não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá suas preocupações! Para cada dia, bastam seus próprios problemas".

– Deus fará muito mais por nós. Basta acreditar e buscar a justiça. É a falta de fé que nos leva a agir como se Deus não existisse, ou fosse impotente, ou não nos amasse. Quem se preocupa em demasia com coisas é porque não tem fé. Quem não tem Deus no coração busca refúgio nas coisas materiais: roupas, comida, dinheiro, posses, poder, prestígios etc.. Não convém nos gloriarmos nessas coisas. Devemos nos gloriar por causa da presença de Deus em nossa vida e por suas constantes manifestações. São muitas as vezes em que ele se manifesta entre nós, mas não lhe damos a devida importância. Tudo porque estamos preocupados mais com outras coisas do que com ele. Que possamos confiar mais em Deus e entregar nossa vida a Ele. Converse com Deus sobre sua fé; confiança no único Senhor de sua vida.

– Você tem fé no Senhor da vida? Ou busca em outros deuses, da hora presente, o sentido e razão de ser da sua vida? Confia no Senhor diante dos desafios que a vida impõe? Você espera no Senhor confiante, fazendo, é claro, sua parte?

– “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e sua justiça, e todas essas coisas vos serão dadas por acréscimo.” Caminhe firme na fé, confiante no Senhor, fazendo a sua parte, e tudo mais Ele fará dando vida e liberdade na sua lida cotidiana. O poema “Deus está cuidando” de Ana Jácomo nos lembra:

Deus está cuidando, mesmo quando não parece.
E o desafio é grande. E o cansaço fala.
E a aparência é a de que o ciclo novo não amanhece.

Deus está cuidando, mesmo quando a dor não dorme.
Quando a paz se ausenta.
Quando a preocupação ocupa todo o território do sorriso.

Deus está cuidando, mesmo quando o medo faz sumir jardim.
Mesmo quando a trajetória é longa.
Mesmo quando nos sentimos sozinhos.

Deus está cuidando da gente.

– Termina sua oração pedindo ao Senhor que aumente sua fé, no Deus providência, que cuida de você, capacitando sua vida para a vitória, correspondendo às suas necessidades diante da luta da vida, dando a você forças e coragem para seguir sempre pra frente no seu amor libertador, redentor.

– “ SENHOR te abençoe e te guarde.
O SENHOR faça brilhar sobre ti a sua face e te seja propício.
O SENHOR volte para ti o seu rosto e te dê a paz.”

Ícone Arquidiocese de BH