Você está em:

22 de fevereiro, Festa da Cátedra de São Pedro

Baixar áudio
- Hoje é dia 22 de fevereiro, Festa da Cátedra de São Pedro.

- "Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?". Jesus, na região de Cesaréia de Filipe faz esta importante pergunta aos seus discípulos. Não o satisfaz as respostas e comparações feitas a seu respeito. Mas Jesus deseja uma resposta por parte daqueles que eram íntimos a ele: “E vós quem dizeis que eu sou”. Pedro, em nome de todos, responde que Jesus era o Messias, o Filho de Deus. Peça ao Senhor a graça de dar também sua resposta que é fruto da fé e da experiência com o Mestre.

-Escuta o Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus, capítulo 16, versículos 13-19.

Naquele tempo: Jesus foi à região de Cesaréia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: "Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?" Eles responderam: "Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas". Então Jesus lhes perguntou: "E vós, quem dizeis que eu sou?" Simão Pedro respondeu: "Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo". Respondendo, Jesus lhe disse: "Feliz es tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus".

- Pedro é feliz, pois sua resposta foi fruto do dom da fé, da sua experiência com Jesus e por revelação do Pai. Em razão desta abertura à revelação do Pai, Jesus confia a Pedro a sua Igreja. O comprometimento com Jesus e sua missão, possibilita a Pedro a responsabilidade de ser elo de comunhão, alicerce, fundamento da Igreja que nasce a partir dos Apóstolos. A confirmação do legado de Pedro perdura até nossos dias na pessoa do seu sucessor, o Papa Francisco. Cada um de nós pela graça do batismo é membro desta Igreja chamados a continuarmos a missão de Jesus em meio às realidades a que estamos inseridos no mundo de hoje. Converse com o Senhor pedindo a graça de estar sempre atento à sua Palavra e ao seu chamado para colaborar na construção de seu Reino através do serviço e do testemunho.

- À luz do evangelho de hoje, deixe-se questionar: Quem é Jesus para você? Você tem consciência de que é membro da Igreja de Cristo? Na comunidade de fé e na sociedade, assume a missão a você confiada?

- “... e sobre esta pedra construirei a minha Igreja...”, diz Jesus. Nas palavras do Pe. João Carlos Ribeiro, façamos nossa oração pela Igreja de Cristo:

“Somos a tua Igreja fundada sobre a fé proclamada por Pedro. Dá a todos nós batizados nesta fé a graça da unidade. Abençoa os pastores que dirigem a tua Igreja, em continuidade histórica e doutrinária com os teus primeiros apóstolos, dando-lhes discernimento e sabedoria. Abençoa o Papa Francisco, e assiste-o com o teu Santo Espírito, nesta sagrada missão de conduzir todo o rebanho, na unidade da fé. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

- Termine sua oração dando graças a Deus pela sua palavra lançada em seu coração. Peça a Ele que, a exemplo de Pedro, você seja capaz de reconhecer Jesus como o Filho de Deus e se comprometa no seu serviço como Igreja onde quer que se encontre.

-Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo: assim como era no princípio, agora e sempre . Amém.
Ícone Arquidiocese de BH