22 de agosto, 5ª feira, Memória de Nossa Senhora Rainha

Baixar áudio
- Hoje é dia 22 de agosto, 5ª feira, Memória de Nossa Senhora Rainha.

- “Não tenhas medo...” é o refrão que o anjo de Deus repete muitas vezes na Sagrada Escritura, para animar a pessoa na confiança no Senhor. Assim falou o anjo com Zacarias, no anúncio do nascimento de João Batista; assim falou o anjo com os pastores, quando Jesus nasceu em Belém. E assim também falou com uma jovem de Nazaré: “Não tenhas medo Maria, porque você encontrou graça diante de Deus...”. A confiança em Deus afasta o medo, como nos relata a primeira Carta de João, que diz: “No amor não há medo; ao contrário, o verdadeiro amor afasta o medo”.

- Escuta o Evangelho segundo Lucas, capítulo 1, versículos de 26 a 38.

Naquele tempo, o anjo Gabriel foi enviado por Deus
a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem, prometida em casamento
a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da virgem era Maria.
O anjo entrou onde ela estava e disse:
"Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!"
Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. O anjo, então, disse-lhe:
"Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus.
Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus.
Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim".
Maria perguntou ao anjo:
"Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?"
O anjo respondeu:
"O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta,
concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril,
porque para Deus nada é impossível".
Maria, então, disse:
"Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!"
E o anjo retirou-se.

- O povo cristão costuma invocar Maria como Rainha da Paz. De fato, essa é a última invocação da Ladainha de Nossa Senhora. Neste mundo, marcado pela violência e pelas guerras, vamos pedir a intercessão dela, Mãe do Príncipe da Paz, fazendo referência ao oráculo do profeta Isaías e também como afirma o Apóstolo Paulo: “Jesus Cristo é a nossa paz...” (Efésios 2, 14). Peçamos: Maria, Mãe de Jesus, ensina-nos a perseverar nas obras de misericórdia, justiça e paz.

- Maria se abre a graça de Deus e aceita a proposta divina. Diante do convite contínuo que o Senhor nos faz para viver a sua Palavra, qual a nossa resposta?

- Maria é Rainha, não porque assumiu um trono revestido de poder dominador. É Rainha, porque é servidora. “Eis aqui a Serva do Senhor”. Assumiu plenamente a novidade do Reinado de Deus, ou seja, a missão do Rei-Pastor Jesus que colocou um avental e lavou os pés dos discípulos. Um Rei diferente, como testemunha o profeta Zacarias: “Alegra-te, filha de Sião, pois seu rei está chegando. Ele é pobre, humilde; vem montado num jumentinho...” (Zacarias, 9,9). Diz um conhecido canto de nossas comunidades:

Uma entre todas foi a escolhida
Fostes tu, Maria, a serva preferida
Mãe do meu Senhor
Mãe do meu Salvador
Maria, cheia de graça e consolo
Venha caminhar com teu povo
Nossa mãe e sempre será!

- Assim como Maria se inquietou e perguntou ao anjo como aconteceria essa missão, não tenha medo ou vergonha de também perguntar ao Senhor como e o que acontecerá com você. Apresente seus medos ou aquilo que impede você de responder prontamente a esse chamado. Abra seu coração e verbalize o que mais inquieta você. Na certeza de que “para Deus nada é impossível”, apresente o que para você é impossível de experimentar.

-Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!