Você está em:

21 de março, 3ª feira, 4ª Semana da Quaresma

Baixar áudio
-Hoje é dia 21 de março, 3ª feira da 4ª Semana da Quaresma.

-"Levanta-te, pega na tua cama e anda". Desta forma é que Jesus se dirigiu a um homem doente que não conseguia chegar à piscina com cinco pórticos chamada Betesda. Jesus viu que ninguém era solidário para com aquele homem por não o levar à piscina. Sem solidariedade, sem amor ao próximo, o outro se torna invisível aos nossos olhos e assim aumenta o número dos marginalizados. Peça ao Senhor a graça de acolher a palavra e aprender com Jesus como ser solidário para com todos e, principalmente com os que mais sofrem.

-Escuta o Evangelho de Jesus Cristo segundo João, capítulo cinco, versículos 1-16.

Houve uma festa dos judeus, e Jesus foi a Jerusalém. Existe em Jerusalém, perto da porta das Ovelhas, uma piscina com cinco pórticos, chamada Betesda em hebraico. Muitos doentes ficavam ali deitados - cegos, coxos e paralíticos -. De fato, uma anjo descia, de vez em quando, e movimentava a água da piscina, e o primeiro doente que aí entrasse, depois do borbulhar da água, ficava curado de qualquer doença que tivesse. Aí se encontrava um homem, que estava doente havia trinta e oito anos. Jesus viu o homem deitado e sabendo que estava doente há tanto tempo, disse-lhe: "Queres ficar curado?" O doente respondeu: "Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina, quando a água é agitada. Quando estou chegando, outro entra na minha frente". Jesus disse: "Levanta-te, pega na tua cama e anda". No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou na sua cama e começou a andar. Ora, esse dia era um sábado. Por isso, os judeus disseram ao homem que tinha sido curado: "É sábado! Não te é permitido carregar tua cama". Ele respondeu-lhes: "Aquele que me curou disse: 'Pega tua cama e anda' " Então lhe perguntaram: "Quem é que te disse: 'Pega tua cama e anda?' O homem que tinha sido curado não sabia quem fora, pois Jesus se tinha afastado da multidão que se encontrava naquele lugar. Mais tarde, Jesus encontrou o homem no Templo e lhe disse: "Eis que estás curado. Não voltes a pecar, para que não te aconteça coisa pior". Então o homem saiu e contou aos judeus que tinha sido Jesus quem o havia curado. Por isso, os judeus começaram a perseguir Jesus, porque fazia tais coisas em dia de sábado.

-Jesus viu o homem que estava doente e se dirigiu a ele tomado de compaixão. Foi para com ele misericordioso sem se importar se era dia de sábado. Deus , em Jesus, não quer ver ninguém prostrado, alienado, amarrado a situações opressoras sendo dependentes e subjugados, mas livres, reerguidos recobrando sua dignidade. importante é promover a vida. Converse com o Senhor pedindo a graça de estar sempre atento à sua Palavra e ao seu chamado para colaborar na construção de seu Reino através do serviço aos mais sofredores e necessitados.

-À luz do evangelho de hoje, deixe-se questionar: Tenho enxergado melhor os necessitados ao meu redor? O que posso fazer para resgatar a dignidade daqueles que sofrem com a marginalização e abandono?

-"Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina”, diz o homem a Jesus. Diz a oração da solidariedade composta por José Medrado:

Senhor, que eu possa a quem está com frio dar o cobertor.
Mas se o frio for da alma, que eu tenha condições de dar afetivo calor.
Se alguém chorar, que eu possa suas lágrimas enxugar. Mas se eu também estiver em dor, que pelo menos possa companhia fazer. Porque é chocante, senhor, chorar sem ter alguém para nos consolar; sofrer sem ter com quem dividir; precisar desabafar e não ter quem ouvir; enfermar sem ter com quem contar. Assim, Senhor, e por tudo isso, eu te suplico: preciso ao próximo servir, tendo tolerância para com a ignorância: o desprendimento frente à pobreza; a solicitude moral diante dos reclames das crianças; atenção e amparo para com a velhice; o perdão sem condição; a brandura na exaltação; a verdade sem interesse e o amor sem cobranças. Mas, se nada disso eu puder ter ou fazer, que a vida me torne humilde para reconhecer que preciso espiritualmente crescer. Assim seja.

-Termine sua oração dando graças a Deus pela sua palavra lançada em seu coração. Peça a Ele que, a exemplo de Jesus, você seja capaz de reconhecer em cada irmão sofredor, a face dele mesmo, o Cristo Senhor e, assim, possa servi-lo no amor solidário.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo: assim como era no princípio, agora e sempre . Amém.
Ícone Arquidiocese de BH