21 de maio, 3ª feira, 7ª Semana da Tempo Comum

Baixar áudio
- Hoje é dia 21 de maio, 3ª feira, 7ª Semana da Tempo Comum.

- A narrativa do evangelho nos apresenta um ensinamento de Jesus a seus discípulos, enquanto passavam pela Galileia. Os discípulos não entendiam o que Jesus falava. Eles discutiam pelo caminho era sobre quem era o maior. Peça ao Senhor discernimento para compreender e viver a Sua Palavra.
-Escuta o Evangelho segundo Marcos, capítulo 9, versículos de 30 a 37:

Naquele tempo, Jesus e seus discípulos atravessavam a Galileia.
Ele não queria que ninguém soubesse disso,
pois estava ensinando a seus discípulos.
E dizia-lhes:
"O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens,
e eles o matarão. Mas, três dias após sua morte, ele ressuscitará".
Os discípulos, porém, não compreendiam estas palavras
e tinham medo de perguntar.
Eles chegaram a Cafarnaum. Estando em casa, Jesus perguntou-lhes:
"O que discutíeis pelo caminho?"
Eles, porém, ficaram calados, pois pelo caminho tinham discutido quem era o maior. Jesus sentou-se, chamou os doze e lhes disse:
"Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!"
Em seguida, pegou uma criança, colocou-a no meio deles, e abraçando-a disse:
"Quem acolher em meu nome uma destas crianças, é a mim que estará acolhendo. E quem me acolher, está acolhendo, não a mim,
mas àquele que me enviou".

-A discussão dos discípulos no caminho, sobre quem deles era o maior, manifesta que nada tinham compreendido das palavras de Jesus. Na relação entre eles continuam na busca do domínio e do poder. Jesus é o menor de todos, pois se fez servo em sentido pleno: até dar sua própria vida. Então novamente o evangelista está colocando que ser discípulo, discípula é acolher a Jesus como o Messias servidor que enfrenta a morte para comunicar vida para todos.

-Diante de diferentes situações ou realidades que vivemos, às vezes nos surgem perguntas que não nos animamos dirigir a Jesus. Por quê?

-Num primeiro momento Jesus tenta explicar uma vez mais: "Se alguém quer ser o primeiro, deverá ser o último, e ser aquele que serve a todos". O caminho para ser maior é oposto ao que pensavam os discípulos e os de sua época! Jesus identifica-se com a criança, ou seja, com os pequenos da sociedade. Jesus anima a comunidade cristã a acolher essas pessoas em seu nome. A novidade de Jesus e de sua comunidade está justamente em servir em primeiro lugar, aqueles que a sociedade por diferentes motivos despreza e deixa de lado. Diz o Pe. Benjamim Buelta num poema:

Senta a tua mesa
os que não podem
convidar-te em sua casa
arrastada pelo rio,
e empresta sem enrugar a cara
ao que não pode devolver-te
teu dinheiro no prazo estipulado
porque as horas extras
se perderam no computador
da zona franca.
Haverão encontrado em ti
a resposta de Deus
a sua angústia cotidiana.
e tu sentirás atravessar
algo de Deus passando
pelo centro de ti mesmo
para chegar até o irmão.

Ao romper com este gesto
de gratuita proximidade
as leis e as cátedras
do investimento
bem calculado,
um manancial de eternidade
te chegará entre tuas pedras,
e fará de ti um servidor de todos,
cheio de graça e de sabor.

-Peça ao Senhor a Graça de servir como ele nos ensina por meio de sua Palavra. Peça também pelos que sofrem, pelos vivem os horrores da guerra, pelas vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

-Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!