Você está em:

21 de julho, 16º Domingo do Tempo Comum

Baixar áudio
- Hoje é dia 21 de julho, domingo da Décima Sexta semana do Tempo Comum.

-Atualmente, analisamos o bom sucesso de uma ação por meio dos números astronômicos de pessoas que frequentaram o evento ou de curtidas em redes sociais. Se o evento for positivo, rapidamente nos colocamos no projeto de outra empreitada, sem dedicar tempo para descansar. Tempo é dinheiro e sempre temos que ser produtivos. Jesus, hoje, nos alerta para a importância do descanso. Abra o seu coração para acolher o que o Senhor hoje te fala.

-Escuta o Evangelho segundo Marcos, capítulo 6, versículos de 30 a 34.

Naquele tempo, os apóstolos reuniram-se com Jesus e contaram tudo o que haviam feito e ensinado. Ele lhes disse: "Vinde sozinhos para um lugar deserto, e descansai um pouco". Havia, de fato, tanta gente chegando e saindo que não tinham tempo nem para comer. Então foram sozinhos, de barco, para um lugar deserto e afastado. Muitos os viram partir e reconheceram que eram eles. Saindo de todas as cidades, correram a pé, e chegaram lá antes deles. Ao desembarcar, Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas.

- Jesus convida os Doze para descansar em um lugar deserto. As jornadas de Jesus nos evangelhos parecem ser muito esgotadoras: muitos enfermos lhe são apresentados para que os toque e os cure, são muitas as pessoas que se aproximam para escutá-lo, é cobrado em todos os lugares por onde passa e há os conflitos com os fariseus... Jesus sentia os cansaços e as pressões, mas ao mesmo tempo sabia fazer “paradas” para recuperar as forças, para retomar o contato com o sentido de sua vida e de sua missão, para ser Ele mesmo. Assim também nós precisamos do espaço e tempo de descanso.

-Como você tem se amado ultimamente? Tens encontrado tempos de descanso, de qualidade para você mesmo?

- Após a missão, os Doze vão descansar com Jesus. Ele lhes disse: "Vinde sozinhos para um lugar deserto, e descansai um pouco". Este também é o momento para os discípulos realinharem o olhar com o do Mestre, após terem visto tanta coisa boa e tanta necessidade que existem pelos caminhos que percorreram diariamente. Também nós precisamos afinar nosso olhar com o de Jesus, para que continuemos a contemplar o mundo por meio dos olhos de Jesus. Como nos diz Gabriel García Marquez, precisamos de olhos que saibam ver:

“É necessário abrir os olhos e perceber que as coisas boas estão dentro de nós, onde os sentimentos não precisam de motivos nem os desejos de razão. O importante é aproveitar o momento e aprender sua duração, pois a vida está nos olhos de quem saber ver.”

-O descanso nos conserva humanos; ele ajuda a recuperar um ritmo de vida mais humanizante. Peça ao Senhor, que te ajude a cuidar do descanso, a não fazer do tempo de descanso mais stress, mais compromissos na agenda do dia.

-Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!


Ícone Arquidiocese de BH