Você está em:

20 de outubro, 29º Domingo do Tempo Comum

Baixar áudio
– Hoje é dia 20 de outubro, 29º domingo do Tempo Comum.

– Na sociedade, as relações de poder são muito evidentes. A maioria das pessoas quer poder, visibilidade, lugar de destaque. Esse tipo de comportamento não condiz com o ensinamento cristão, que busca inverter essa ordem e esse sistema excludente e injusto, colocando o serviço ao próximo como algo primordial para um mundo melhor, um mundo de relações fraternas e sem competições. Tiago e João, os filhos de Zebedeu, discípulos de Jesus, queriam que Jesus lhes concedesse um lugar de destaque, um lugar privilegiado. Esse pedido é provocador e mostra que eles não tinham muita clareza do que significava seguir Jesus, nem sabiam o que estavam pedindo. Jesus não promete privilégios a ninguém. Esses discípulos estavam reproduzindo comportamentos sociais, deste mundo. Peça ao Senhor a graça de estar a serviço gratuito, por amor aos irmãos e irmãs.

– Escute o Evangelho Segundo Marcos, Capítulo 10, versículos 35 a 45:

Naquele tempo, Tiago e João, filhos de Zebedeu, foram a Jesus e lhe disseram: "Mestre, queremos que faças por nós o que vamos pedir". Ele perguntou:
"O que quereis que eu vos faça?" Eles responderam: "Deixa-nos sentar um à tua direita e outro à tua esquerda, quando estiveres na tua glória!" Jesus então lhes disse: "Vós não sabeis o que pedis. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber? Podeis ser batizados com o batismo com que vou ser batizado?" Eles responderam: "Podemos". E ele lhes disse: "Vós bebereis o cálice que eu devo beber, e sereis batizados com o batismo
com que eu devo ser batizado. Mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. É para aqueles a quem foi reservado". Quando os outros dez discípulos ouviram isso, indignaram-se com Tiago e João. Jesus os chamou e disse: "Vós sabeis que os chefes das nações as oprimem e os grandes as tiranizam. Mas, entre vós, não deve ser assim: quem quiser ser grande, seja vosso servo; e quem quiser ser o primeiro, seja o escravo de todos. Porque o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos".

– Neste mundo, as pessoas buscam privilégios, mas na companhia de Jesus isso é inconcebível. No mundo em que vivemos, as relações são pautadas em interesses pessoais de poder e privilégios. Poucos estão dispostos a servir. Jesus deixa claro que segui-lo não é garantia de benesses e recompensas. Muitos cristãos ainda não se deram conta e, por isso, continuam a buscar e a seguir Jesus interessados em alguma coisa, algum benefício próprio. O discípulo é aquele que deve servir a todos, pois somente quem se coloca a serviço se torna grande diante de Deus. Assim, aquele que quiser ser o primeiro para Deus, que seja o servidor de todos, começando por servir aqueles que ninguém serve. Jesus mostra que na sua companhia o poder é o serviço. Mostra que ele não veio para ser servido, mas para servir e quem quiser ser seu discípulo deve fazer o mesmo. Converse com Deus sobre como ser discípulo, discípula de verdade no serviço aos irmãos.

- Você busca seguir Jesus na prática do serviço aos irmãos? Como discípulo(a) do Senhor tem consciência de que poder em Cristo é estar em serviço, ser servidor(a)? No seguimento de Jesus, você busca ser fiel à sua causa de amar e servir a todos?

– ... “Quem quiser ser o maior, no meio de vós, seja aquele que vos serve, e quem quiser ser o primeiro, no meio de vós, seja o servo de todos...” somente, assim você será autêntico seguidor de Jesus, que não veio para ser servido, mas servir e dar a vida por todos. Diz o poema Servir, de Fontinele

Servir mais do que ser servido.
Colocar-se a disposição do próximo, a serviço do Reino de Deus, na defesa da vida, na preservação da criação, no direito e na justiça.
Fazer-se servo de todos, simples e humilde.
Amar mais que ser amado, perdoar mais que ser perdoado.
Ser o último de todos, ser aquele que serve a todos.
A grandeza consiste em cuidar.
Ser grande diante de Deus e dos irmãos é tornar-se verdadeiramente servidor.
Dar à vida em favor da vida.
Não buscar vantagens, nem tão pouco honrarias.
Quem quer ser reconhecido deve aprender a servir.
A glória vem da humildade e do suor da caridade.
É preciso ter compaixão, socorrer a quem precisa.
Jesus nos dá a sua vida, libertando-nos do mal, da ambição, da busca do primeiro lugar.
A vida vale pela solidariedade e não pelo poder, pela posse, pelo privilégio, pela distinção
O primeiro lugar será do amor, da entrega da própria vida.

– Termina sua oração pedindo ao Senhor que lhe dê a sabedoria para amar e servir, testemunhando o verdadeiro seguimento de Jesus; não buscando privilégios e poder, mas sendo presença dos valores do Evangelho da Graça de Deus.

– “SENHOR te abençoe e te guarde.
O SENHOR faça brilhar sobre ti a sua face e te seja propício.
O SENHOR volte para ti o seu rosto e te dê a paz.”






Ícone Arquidiocese de BH