Você está em:

20 de julho, Sábado, 15ª Semana do Tempo Comum

Baixar áudio
-Hoje é dia 20 de julho, Sábado da 15ª semana do tempo comum

-No Evangelho de hoje, o evangelista Mateus nos conta a reação dos fariseus ao saber que Jesus realizou uma cura, em dia de sábado, e decidiram matá-lo. Peça graça e bençãos para todas as pessoas. Peça ao Senhor a graça de aprender com Jesus a acolher o povo e se colocar a serviço.

- Deixe o coração aberto para escutar e acolher as palavras do Evangelho de Jesus Cristo Segundo Mateus, Capítulo 12, versículos 14-21

“Os fariseus, porém, saíram e conspiraram contra ele a fim de o matar. Ao saber disso, Jesus retirou-se dali. Grandes multidões o seguiam, e ele curou a todos. Advertiu-os, no entanto, para que não dissessem quem era ele. Assim se cumpriu o que fora dito pelo profeta Isaias: “Eis o meu servo que escolhi; o meu amado, no qual está meu agrado; sobre ele porei o meu Espírito, e ele anunciará às nações o julgamento. Ele não discutirá, nem gritará, nas praças ninguém ouvirá sua voz. Não quebrará o caniço rachado, nem apagará a mecha que fumega, até que faça o julgamento trinfar. E em seu nome as nações porão sua esperança.”

- Narrador - Jesus veio cumprir a vontade do Pai que a de revelar seu amor por todos e estabelecer o seu reino de amor. Assim Jesus se coloca a favor do povo oferecendo-lhe seus ensinamentos e cura. Jesus Cristo é o servo. Ele é aquele que serve a Deus, seu Pai, e o obedece. Diferente de Jesus que ajudava o povo, os fariseus o oprimiam em vista de manter os próprios privilégios. Rejeitam Jesus e seu projeto de libertação e vida. Ao saber dos feitos de Jesus, reúnem-se para tramar a morte de Jesus. Peça ao Senhor o dom de ensinar e anunciar a Palavra de Deus e ensinar a todos o valor da obediência ao Pai, assim como Jesus.

- As palavras e gestos de Jesus tocam sua vida e inspiram suas ações? Em qual das atitudes de Jesus você se assemelha? Você é uma pessoa positiva que alimenta a chama do amor e da justiça? Como você se comporta diante de pessoas vulneráveis ou desprezadas?

- Citando o profeta Isaías, o evangelista Mateus apresenta Jesus: “Ele é o servo escolhido por Deus, o Filho amado, o ungido pelo Espírito”, que traz a luz e o julgamento a todos os povos. Ele anuncia o direito e a justiça a todos os povos. Tem o seu jeito próprio de agir. Ele propõe e não impõe nada a ninguém. Todos o seguiam e ouviam seus ensinamentos. Nos lembra a música de José Acacio Santana que Jesus é o caminho da vida verdadeira. Diz assim um verso da música:

EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA,

NINGUÉM CHEGARÁ AO PAI, SE NÃO POR MIM, PORQUE EU SOU O CAMINHO.

- Termine sua oração dando graças pela presença do Senhor em sua vida. Que saibas aceitar o Reino dos Céus que se faz presente no meio de nós. Peça pela paz no mundo e também no seu coração.

-O Senhor nos abençoe e nos guarde. O Senhor nos mostre o Seu rosto brilhante. O Senhor nos conceda sempre a sua paz.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ícone Arquidiocese de BH