Você está em:

20 de agosto, Domingo, Festa da Assunção de Nossa Senhora

Baixar áudio
- Hoje é dia 20 de agosto, Festa da Assunção de Nossa Senhora

-A assunção de Maria como dogma foi definido em 1950, durante o pontificado de Pio XII. A palavra “assunção” significa ser assumida por alguém, assim Maria é assumida por Deus em sua glória, estabelecendo uma estreita união entre Jesus e sua Mãe Maria, compartilhando também de seu destino, a ressurreição. Nesta festa da assunção, no Mês Vocacional, também recordamos todos os religiosos e as religiosas. Peça ao Senhor, nesse momento, para que você possa ter Maria como modelo de discípula, que possa assumir o seguimento a Jesus, estar a serviço e ser um sinal profético em sua família, no trabalho, para aquelas pessoas que estão ao seu redor.

-Escute o Evangelho segundo Lucas, Capítulo 1, versículos de 39 ao versículo 56.

Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Com um grande grito, exclamou: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido, o que o Senhor lhe prometeu". Maria disse: "A minha alma engrandece o Senhor, e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador, pois, ele viu a pequenez de sua serva, eis que agora as gerações hão de chamar-me de bendita. O Poderoso fez por mim maravilhas e Santo é o seu nome! Seu amor, de geração em geração, chega a todos que o respeitam. Demonstrou o poder de seu braço, dispersou os orgulhosos. Derrubou os poderosos de seus tronos e os humildes exaltou. De bens saciou os famintos despediu, sem nada, os ricos. Acolheu Israel, seu servidor, fiel ao seu amor, como havia prometido aos nossos pais, em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre". Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa.

-No Evangelho de hoje, vemos o encontro de duas mulheres grávidas, que prefiguram a relação estreita entre os filhos que carregam: Jesus e João, o Messias e seu Precursor. A saudação de Maria faz João pular de alegria no ventre de sua mãe. Com este sinal e ao receber o Espírito Santo, Isabel torna-se capaz de compreender e de interpretar o significado daquilo que está ocorrendo. Isabel sente-se privilegiada e compreende profundamente a graça de Deus, presente neste encontro, pois intui que aquela que está diante dela é a Mãe do Messias. De fato, Maria carrega o Santo em seu ventre, Aquele que é a fonte de todas as bênçãos, e traz a alegria prometida para os tempos messiânicos. Maria é, portanto, a portadora da presença salvífica para dentro da casa do casal, Zacarias e Isabel, e para a humanidade. Nesse momento, Maria agradece a agir de Deus em sua vida e na vida e na realidade do seu povo, tendo como ápice o envio do seu Filho, Jesus Cristo.É um canto profético, que inicia proclamando as maravilhas que Deus realizou em Maria e a misericórdia divina, que abarca toda a história. Mas, também é o canto profético que anuncia a escolha de Deus pelos fragilizados, pelos pobres, pelos humildes.

-Como é o agir de Deus em sua vida? Como Ele age e se manifesta hoje? Se hoje você escrevesse um canto de agradecimento a Deus por sua presença em sua história e do seu povo, o que diria sobre Deus? O que significa ter Maria como modelo de discípula e esse canto como anúncio profético para minha caminhada e realidade?

-No final do canto de Maria no evangelho de hoje é estabelecida uma relação entre Maria e Abraão. Do mesmo modo que por meio da fé, Abraão torna-se o pai de todos, servo de Deus, e com ele se inicia a Antiga Aliança entre Deus e Israel, também por Maria, que ao crer na promessa do anjo, torna-se a fiel filha de Abraão, serva de Deus, a mãe de todos aqueles que seguem a Jesus, e com ela começa a nova e definitiva Aliança entre Deus e todas as nações. Vamos novamente cantar as maravilhas de Deus por meio do canto de Maria:

"A minha alma engrandece o Senhor, e se alegra o meu espírito em Deus, meu Salvador, pois, ele viu a pequenez de sua serva, eis que agora as gerações hão de chamar-me de bendita.
O Poderoso fez por mim maravilhas e Santo é o seu nome! Seu amor, de geração em geração, chega a todos que o respeitam. Demonstrou o poder de seu braço, dispersou os orgulhosos. Derrubou os poderosos de seus tronos e os humildes exaltou. De bens saciou os famintos despediu, sem nada, os ricos. Acolheu Israel, seu servidor, fiel ao seu amor, como havia prometido aos nossos pais, em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre".

-Termine sua oração dando graças a Deus por sua Palavra no dia de hoje, e pelas maravilhas que ele realizou e realiza em sua vida e na vida do seu povo. Peça a Deus a graça de ser, como Maria, um sinal profético nas diferentes realidades que compõe seu dia a dia.

-Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres
e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.
Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores,
agora e na hora da nossa morte. Amem.





Ícone Arquidiocese de BH