Você está em:

20 de abril, 4ª feira, Oitava da Páscoa

Baixar áudio
- Hoje é dia 20 de abril, 4ª feira, Oitava da Páscoa.

- Os discípulos de Emaús se distanciam de Jerusalém, a cidade onde o Mestre enfrentou a cruz. Para surpresa deles um estranho não sabe de nada o que aconteceu naqueles dias! Mas, sentiam o coração ardendo com as suas palavras e reconheceram Jesus ao partir o pão. Também nós somos como esses discípulos quando não enfrentamos os desafios de ser cristão. Jesus nos convida a retornar e a enfrentar o dia a dia! Ele está conosco! Peça ao Senhor que te ajude a ser fiel discípulo dele.

-Escuta o Evangelho Segundo Lucas, Capítulo 24, versículos 13 a 35:

“Naquele mesmo dia, dois dos discípulos de Jesus dirigiam-se para um povoado chamado Emaús, que fica a mais ou menos dez quilómetros de Jerusalém. Eles iam conversando a respeito de tudo o que tinha acontecido. Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus chegou perto e começou a caminhar com eles, mas alguma coisa não deixou que o reconhecessem. Então Jesus perguntou: — De que é que vocês estão a conversar? Eles pararam, entristecidos, e um deles, chamado Cleopas, disse: — Será que és o único morador de Jerusalém que não sabe o que aconteceu lá, nestes últimos dias? — O que foi? — perguntou ele. Eles responderam: — O que aconteceu com Jesus de Nazaré, profeta e, para Deus e para todo o povo, poderoso em atos e palavras. Os chefes dos sacerdotes e os nossos líderes entregaram-no para ser condenado à morte e crucificaram-no. E a nossa esperança era que fosse ele quem ia libertar o povo de Israel. Porém tudo isto já aconteceu há três dias. Algumas mulheres do nosso grupo deixaram-nos espantados, pois foram de madrugada ao túmulo e não encontraram o corpo dele. Voltaram dizendo que viram anjos e que estes afirmaram que ele vive. Alguns do nosso grupo foram ao túmulo e viram que realmente aconteceu o que as mulheres disseram, mas não viram Jesus. Então Jesus disse-lhes: — Como sois lentos para entender e acreditar em tudo o que os profetas disseram! Pois era preciso que o Messias sofresse e assim recebesse de Deus toda a glória. E começou a explicar-lhes todas as passagens das Escrituras Sagradas que falavam dele, começando pelos livros de Moisés e os escritos de todos os Profetas. Quando chegaram perto do povoado para onde iam, Jesus fez como quem ia para mais longe. Mas eles insistiram com ele para que ficasse, dizendo: — Fica conosco porque já é tarde, e a noite está a chegar. Então Jesus entrou para ficar com os dois. Sentou-se à mesa com eles, pegou o pão e deu graças a Deus. Depois partiu o pão e deu-lho. Então abriram-se-lhes os olhos, e eles reconheceram Jesus. Mas ele desapareceu. Então eles disseram um para o outro: — Não parecia que o nosso coração queimava quando ele nos falava na estrada e nos explicava as Escrituras Sagradas? Logo se levantaram e voltaram para Jerusalém, onde encontraram os onze apóstolos reunidos com outros seguidores de Jesus. E os apóstolos diziam: — De fato, o Senhor ressuscitou, foi visto por Simão! Então os dois contaram o que tinha acontecido na estrada e como tinham reconhecido o Senhor no partir do pão.”

- De início, dois discípulos impregnados de tristeza e frustação são surpreendidos pelo Ressuscitado, cuja palavra faz arder o coração. O partir o pão fez com que os discípulos reconhecessem o Mestre! A tristeza dá lugar à alegria de ter encontrado o Senhor. A revelação de Jesus aos dois homens provou duas reações principais: seus olhos se abriram e eles se dirigiram a Jerusalém para anunciar a Ressurreição do Senhor. Peça ao Senhor que também te abra os olhos e te dê coragem para anunciar que Ele vive.

- Que olhos precisam ser abertos em sua vida? O que tem te deixado com medo e assustado(a)? Quais são as preocupações e as dúvidas que perturbam seu interior?

- “Fica conosco porque já é tarde, e a noite está a chegar”, diz o evangelho de hoje. O medo é uma característica do ser humano. O problema é quando, por medo, ficamos de braços cruzados e não seguimos adiante em nossa missão. Diz assim o poema “Caminho de Emaús”, de Wagner Roberto:

Fica conosco Senhor
Fica conosco Senhor
Já se faz tarde, logo a noite vai chegar
Fica conosco Senhor
Fica conosco Senhor
Meu coração é sua casa, pode entrar
É quase noite no caminho de Emaús
E dois discípulos lá se vão a caminhar
Vão conversando à respeito de Jesus
Pois o terceiro dia estava pra terminar
Mas de repente um viajante se aproxima
Com os dois discípulos então começa dialogar
E o viajante aos dois discípulos interrogou
O que lhes causam tanta tristeza, tamanha dor
E um dos discípulos emocionado lhe respondeu
Vou explicar-te agora tudo o que aconteceu
Nosso Jesus, o Nazareno, foi morto para nos salvar
Mas em três dias nos prometeu ressuscitar
Mas o melhor da nossa história, agora vem
Pras nossas vidas, lições preciosas Deus sempre tem
Quando pensamos que Ele está longe, bem perto está (aleluia!)
Nós é que às vezes não entendemos seu trabalhar
E no caminho é nossa força, é nosso guia, é nossa luz
Como na história dos dois discípulos de Emaús

- Termina tua oração pedindo a Deus Pai que renove suas esperanças a cada dia para que caminhe renovado e firme na fé.

-Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!




Ícone Arquidiocese de BH