2 de fevereiro, 5ª feira, Festa da Apresentação do Senhor

Baixar áudio
- Hoje é dia 2 de fevereiro, quinta-feira, Festa da Apresentação do Senhor

- Estamos vivendo a graça de caminhar com Cristo, a “Palavra que se fez carne e veio morar entre nós”. Ele é a luz verdadeira que ilumina todo homem e nos conduz no caminho para a vida. Peça a Deus a graça de caminhar sempre ao brilho da luz do Senhor que se manifesta em meio às nossas escuridões.

- Escuta o Evangelho segundo Lucas, capítulo 2, versículos 22 a 32 e versículo 40:

Quando se completaram os dias da purificação da mãe e do filho, conforme a Lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor. Conforme está escrito na Lei do Senhor: “Todo primogênito do sexo masculino deve ser consagrado ao Senhor”. Foram também oferecer o sacrifício – um par de rolas ou dois pombinhos – como está ordenado na Lei do Senhor. Em Jerusalém, havia um homem chamado Simeão, o qual era justo e piedoso, e esperava a consolação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele e lhe havia anunciado que não morreria antes de ver o Messias que vem do Senhor. Movido pelo Espírito, Simeão veio ao Templo. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para cumprir o que a Lei ordenava, Simeão tomou o menino nos braços e bendisse a Deus: “Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; porque meus olhos viram a tua salvação, que preparastes diante de todos os povos: luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel. O menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele.

-Nossa vida é uma constante caminhada em direção ao melhor que Deus reservou para nós. Podemos contar com sua companhia. Abrindo o coração a Ele, somos capazes de acolher a graça da sua presença. Converse com Deus sobre tua disposição em caminhar na companhia d’Ele e sobre aquilo que te impede de abrir teu coração à luz que Ele quer te dar.

- Tens coragem de deixar-te iluminar pelo Senhor? Reconheces a exigência de abandonar as trevas para viver a graça que Deus quer te oferecer? És capaz de acolher a sabedoria que vem do alto?

- “Consagrado ao Senhor... o menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele.” Somente uma graça pedimos a Deus neste instante: que acompanhemos este menino que vai crescer, que vai morrer, e nos dará a salvação. Menino Jesus, iluminai a noite escura da nossa alma para que permaneçamos em teu amor. Diz assim o Salmo 26:

O Senhor é minha luz e salvação;
de quem eu terei medo?
O Senhor é a proteção da minha vida;
perante quem eu tremerei?

Ao Senhor eu peço apenas uma coisa,
e é só isto que eu desejo:
habitar no santuário do Senhor
por toda a minha vida;
saborear a suavidade do Senhor
e contemplá-lo no seu templo.

Senhor, é vossa face que eu procuro;
não me escondais a vossa face!
Não afasteis em vossa ira o vosso servo,
sois vós o meu auxílio!
Não me esqueçais nem me deixeis abandonado,
meu Deus e Salvador!

Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver
na terra dos viventes.
Espera no Senhor e tem coragem,
espera no Senhor!

-Termine tua oração confiando tua vida ao Senhor. Deixa-te iluminar por Ele. Que Deus seja a tua esperança e o teu amparo nas tribulações. Com coragem, caminha no Senhor. Luz e salvação havereis de encontrar se permaneceres firme em Sua Palavra.

- Ó Deus eterno e todo-poderoso, ouvi as nossas súplicas. Assim como o teu Filho único revestido da nossa humanidade, foi hoje apresentado no Templo, fazei que nos apresentemos diante de ti com os corações purificados. Amém.