Você está em:

1º de novembro, 4ª feira, 30ª Semana do Tempo Comum

Baixar áudio
- Hoje é dia 1º de novembro, 4ª feira, 30ª Semana do Tempo Comum.

-Nesse dia, o evangelista Lucas afirma que o Reino é universal, todos podem participar do banquete do fim dos tempos. Por isso, é anunciado a todos, independente de sua nacionalidade. O único critério para entrar neste Reino, não é nem mesmo ter conhecido Jesus, mas estabelecer relações adequadas com Deus, com o outro e consigo mesmo, relações justas. Peça ao Senhor a graça de discernir o que precisa modificar no teu cotidiano.

-Escuta o Evangelho Segundo Lucas, Capítulo 13, versículos 22 a 30:

Naquele tempo: Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém. Alguém lhe perguntou: 'Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?' Jesus respondeu: 'Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão. Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, vós, do lado de fora, começareis a bater, dizendo: `Senhor, abre-nos a porta!' Ele responderá: `Não sei de onde sois. 'Então começareis a dizer: `Nós comemos e bebemos diante de ti, e tu ensinaste em nossas praças!' Ele, porém, responderá: `Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim todos vós que praticais a injustiça!' Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac e Jacó, junto com todos os profetas no Reino de Deus, e vós, porém, sendo lançados fora. Virão homens do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus. E assim há últimos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos.'

-Jesus diz que o caminho da salvação é uma porta estreita. Essa linguagem simbólica tem a finalidade de levar o povo a refletir. É um apelo a conversão, a decisão imediata às exigências do Reino, pois é essa a condição necessária para participar do banquete. A única garantia da salvação é o compromisso com o Reino de Deus, que tem suas exigências, pois requer a prática da justiça. A salvação não é um privilégio para poucos, mas é garantida para aqueles que constroem o Reino de Deus, por meio da vivência dos valores do evangelho. A impossibilidade de participar do banquete é uma forma de indicar a necessidade de estar preparado e a urgência em se comprometer com o Reino. Quando a porta fechar, não adianta apresentar justificativas superficiais, pois o que conta é a adesão sincera ao Reino e sua realização por meio da prática da justiça. Por fim, temos a inversão, aqueles que pensam ser os primeiros serão os últimos, e os últimos serão os primeiros, pois o projeto de Deus não são semelhantes aos nossos. Porém, espera que ninguém permaneça do lado de fora da porta do banquete final... Reflita sobre isso.

-Toma consciência que o Reino de Deus acontece em sua vida trazendo transformações e mudanças. Em que medida tens se empenhado em passar pela porta estreita? Tens mudado sua conduta quando julga suas ações não justas?

-“Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão.” nos diz o evangelho de hoje. Tenhamos a coragem de não nos deixar levar pelas vantagens e facilidades de uma vida sem a ética e a prática cristã verdadeira. Diz o Papa Francisco:

É preciso coragem para fazer crescer o Reino de Deus

- Termina tua oração pedindo a Deus que o seu Reino transforme a tua vida! Agradeça a Deus por sua Palavra e peça a graça de viver uma adequada relação com Ele, com as pessoas ao teu redor. Peça também pela paz no mundo e em nosso país.

-Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!






Ícone Arquidiocese de BH