1º de janeiro, 2ª feira, Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus

Baixar áudio
- Hoje é dia 1º de janeiro, 2ª feira, Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus
-Hoje contemplamos Maria, Mãe de Deus como aquela que nos ensina a acolher os acontecimentos da vida de Jesus. Inspiração de silêncio de quem nos deu o autor da vida. Peça a Deus a graça de silenciar seu coração para acolher a Palavra da Vida que se manifestou no meio de nós: Ela é a luz que ilumina nossos passos para bem caminharmos neste ano que se inicia.

-Escuta o Evangelho segundo Lucas, capítulo 2, versículos 16 a 21:

-Naquele tempo, os pastores foram às pressas a Belém e encontraram Maria e José, e o recém-nascido deitado na manjedoura. Tendo-o visto, contaram o que lhes fora dito sobre o menino. E todos os que ouviram os pastores ficaram maravilhados com aquilo que contavam. Quanto a Maria, guardava todos esses fatos e meditava sobre eles em seu coração. Os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo que tinham visto e ouvido, conforme lhes tinha sido dito. Quando se completaram os oito dias para a circuncisão do menino, deram-lhe o nome de Jesus, como fora chamado pelo anjo antes de ser concebido.

-Maravilhar-se com a presença de Deus. Encontra-lo nos sinais que falam que Ele está no meio de nós. O Senhor é a grande notícia que deve ser acolhida com alegria. Converse com Deus sobre tua necessidade de se abrir à graça de reconhecer em tua vida os sinais da Palavra que vive no meio de nós.

- Sabes reconhecer as maravilhas de Deus em tua vida? És capaz de acolher os sinais da presença de Deus? O que a imagem do presépio te inspira em tua caminhada?

- “Quanto a Maria, guardava todos esses fatos e meditava sobre eles em seu coração.” Maria é capaz de nos ensinar a acolher a Palavra que se fez carne. Ela contempla o seu Filho e o apresenta a todos que dela se aproximam. Sinal de uma vida que se deixa transformar a partir de dentro, do lugar da meditação interior. Uma vida inteiramente oferecida. Digamos como o Pe. Francys Silvestrini Adão neste poema/oração:
Menina agraciada
Mulher abençoada
Mãe do Vivente
teu Filho é Aquele
que quer purificar cada pessoa
de dentro para fora
a partir das próprias entranhas
O ventre que te gerou
foi santificado pelo Amor
que transcende os tempos
Teu ventre que gerou
teu próprio Senhor e Salvador
foi hospedeiro do Céu
No ventre de cada mulher gestante
o mundo é recriado
a vida é chamada à Aliança
a promessa da Comunhão indestrutível
é refeita à nossa humanidade
sedenta de Beleza e Plenitude
A fé dos discípulos de teu Filho
ecoando a saudação do Anjo
reconhece em ti
a desde sempre cheia de Graça
porque fazendo-te
humilde serva da Palavra
foste desde sempre esvaziada de si
Mãe Imaculada
ajuda a cada um de nós
que somos tua descendência
a expandir nossa tenda interior
para que o Mistério do Alto
faça morada em nós
como fez em ti.

- Termine tua oração olhando para Maria, Mãe de Deus e mãe de todos nós. Ela nos ensina o caminho até seu Filho bem amado. Deseja estar com Ele, viver nele, esperar nele. Ele é quem nos traz a salvação. Maria foi a primeira que acreditou e nela tudo se fez para o bem de todos. Acolhe, como Maria, o teu Salvador.

- Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amem.