Você está em:

1º de Agosto, 5ª feira, Memória de Santo Afonso Maria de Ligório

Baixar áudio
-Hoje é dia 1º de Agosto, 5ª feira, Memória de Santo Afonso Maria de Ligório.

-A exemplo Santo Afonso, aprendemos no Evangelho de Jesus, segundo Mateus, a sermos discípulos do Reino dos céus, acolhendo a todos que desejam ser evangelizados.
Peça ao Senhor a graça de aprender a viver entre todos os que fazem parte de sua realidade, ajudando a todos a encontrar o Reino dos céus através da prática da justiça e do amor.

- Deixe o coração aberto para escutar e acolher as palavras do Evangelho de Jesus Cristo Segundo Mateus, Capítulo 13, versículos 47-52

“O Reino dos céus é ainda como uma rede, que lançada ao mar, recolhe peixes de todo tipo. Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia e sentam-se para recolher em cestos os peixes bons e jogar fora os ruins. Assim acontecerá no fim do mundo; os anjos virão para separar os maus do meio dos justos, e lançarão os maus à fornalha de fogo. Aí haverá choro e ranger de dentes. Compreendestes tudo isso? – “Sim”, responderam. Então ele acrescentou: “Assim, pois, todo escriba que se torna discípulo do Reino dos Céus é como um pai de família, que tira do seu tesouro coisas novas e velhas.”

- Somos chamados a estar no mundo e conviver com todas as pessoas. Nossa missão é dar testemunho da vida de Jesus e anunciar a Palavra de Deus que nos possibilita investir e partilhar o que temos, sejam coisas novas e velhas, para participar do Reino dos Céus. Estar a serviço do outro, acolher os que necessitam de ajuda, é que torna uma pessoa agradável a Deus. A vida em família enriquece as experiências de partilhas e encontros que transformam vidas.
Peça ao Senhor para que seja testemunha fiel do Reino de Deus. Que faça suas partilhas sem julgamento, pois, no final dos tempos, tudo será julgado por Deus.

- Como ves a justiça que vem de Deus? De forma podes ser justo em sua vida cotidiana e pastoral? Como agir diante de tantas injustiças presentes no mundo?

-“Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia e sentam-se para recolher em cestos os peixes bons e jogar fora os ruins”. Os ensinamentos dos evangelhos têm suas exigências. Jesus deixa clara que a busca do Reino dos Céus supõe a prática da justiça e do amor e o desapego das coisas materiais. Cada pessoa tem consciência do bem e do mal, e a sua escolha é livre. Mas a sua escolha de hoje determina o fim que a espera. Seguir os valores do Evangelho no cotidiano da vida é o mais importante, Deus dará sua recompensa, amanhã. Diz um refrão meditativo cantado em nossas comunidades:

Onde reina o amor, fraterno amor; Onde reina o amor, Deus aí está.

- Termine sua oração dando graças pela presença do Senhor em sua vida. Que saibamos aceitar o Reino dos Céus que se faz presente no meio de nós, e possamos sempre fazer o bem, agir conforme a justiça divina.

-O Senhor nos abençoe e nos guarde. O Senhor nos mostre o Seu rosto brilhante. O Senhor nos conceda sempre a sua paz.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.




Ícone Arquidiocese de BH