1º de abril, 6ªfeira da 4ª Semana da Quaresma

Baixar áudio
-Hoje é dia 1º de abril, 6ªfeira da quarta semana da Quaresma

-A vida é feita de alegrias e tristezas, de paz e tumulto. Não rejeites nada, mas procura ver tudo à luz de Deus e do seu amor. Agradece ao Senhor os momentos de felicidade verdadeira e confia a Ele os momentos de tristeza ou confusão. Peça a Ele a graça da alegria que só Ele pode dar, aquela que não passa: viver na sua presença e contemplar o seu rosto.

- Escute o Evangelho segundo João, Capítulo 7, versículos 1 e 2, 10, 25 a 30:
Naquele tempo: Jesus andava percorrendo a Galiléia.
Evitava andar pela Judéia, porque os judeus procuravam matá-lo.
Entretanto, aproximava-se a festa judaica das Tendas. Quando seus irmãos já tinham subido,
então também ele subiu para a festa, não publicamente mas sim, como que às escondidas.
Alguns habitantes de Jerusalém disseram então:
'Não é este a quem procuram matar? Eis que fala em público e nada lhe dizem.
Será que, na verdade, as autoridades reconheceram que ele é o Messias?
Mas este, nós sabemos donde é. O Cristo, quando vier, ninguém saberá donde ele é.'
Em alta voz, Jesus ensinava no Templo, dizendo:
'Vós me conheceis e sabeis de onde sou; eu não vim por mim mesmo,
mas o que me enviou é fidedigno. A esse, não o conheceis, mas eu o conheço,
porque venho da parte dele, e ele foi quem me enviou.'
Então, queriam prendê-lo, mas ninguém pôs a mão nele,
porque ainda não tinha chegado a sua hora.

- Jesus sabe que não é bem-vindo. Por isso anda escondido e com cuidado. Também na nossa vida, muitas vezes Ele não é bem-vindo nem bem recebido. E, quando andamos longe de Deus, Jesus não se impõe. O povo de Jerusalém está confuso. Não sabe bem quem é Jesus. Está cheio de preconceitos e ideias feitas. Não tem o coração aberto e disponível e por isso a Verdade vai não será compreendida. A hora de Jesus, de cumprir plenamente a vontade do Pai, ainda não tinha chegado. A vida de Jesus resume-se ao cumprimento da vontade do Pai. Que exemplo único Deus nos deu! Peça ao Senhor a coragem para também cumprir a Sua vontade para sua vida.
- Você já sentiu em algum momento que seguir Jesus tem consequências? Como você lida com os seus medos e que relação estabelece entre eles e a sua confiança em Deus? Você se sente chamado a ser no mundo um enviado de Deus Pai?

-“...venho da parte dele, e ele foi quem me enviou.', diz Jesus no evangelho de hoje. Quando rezamos o credo nem sempre nos damos conta do que afirmamos crer. Veja o que diz o Pe. Adroaldo Palaoro sobre a fé:

“A fé é muito mais que uma “crença”, que se restringe a uma formulação doutrinal; a fé é um modo de ver, um modo de viver, um modo de ser. Envolve a pessoa toda em todas as suas dimensões, de um modo integrado e configurador. Portanto, aquele que crê não é uma pessoa que “tem fé”, mas alguém tomado e configurado, cada vez mais plenamente, por uma experiência radical de amor que repercute e lhe faz vibrar em todo o seu ser. A fé é um caminho, é uma viagem entre a luz e a treva. É um desejo eternamente insatisfeito. É uma confiança continuamente renovada, um compromisso sem final. “

- Termine sua oração pedindo ao Senhor que aumente sua fé e lhe dê coragem para continuar firme no seu caminho.

-Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era o princípio, agora e sempre. Amém!