19 de julho, Sábado, 15ª Semana do Tempo Comum

Baixar áudio
-Hoje é dia 19 de julho, Sábado da 15ª semana do tempo comum

– No Evangelho de hoje, o evangelista Mateus nos conta a reação dos fariseus ao saber que Jesus realizou uma cura, em dia de sábado, e decidiram matá-lo. Jesus percebe a trama dos adversários e se retira dali. Ele não foge, mas se retira com sabedoria, enquanto muitos vão com ele. Peça ao Senhor a graça de caminhar com Jesus.

- Deixe o coração aberto para escutar e acolher as palavras do Evangelho de Jesus Cristo Segundo Mateus, Capítulo 12, versículos 14-21

“Os fariseus, porém, saíram e conspiraram contra ele a fim de o matar. Ao saber disso, Jesus retirou-se dali. Grandes multidões o seguiam, e ele curou a todos. Advertiu-os, no entanto, para que não dissessem quem era ele. Assim se cumpriu o que fora dito pelo profeta Isaias: “Eis o meu servo que escolhi; o meu amado, no qual está meu agrado; sobre ele porei o meu Espírito, e ele anunciará às nações o julgamento. Ele não discutirá, nem gritará, nas praças ninguém ouvirá sua voz. Não quebrará o caniço rachado, nem apagará a mecha que fumega, até que faça o julgamento trinfar. E em seu nome as nações porão sua esperança.”

– Para o evangelista Mateus, Jesus é o cumprimento da promessa profética. Jesus Cristo é o servo de Deus. O servo amado de Javé anunciará juízo aos gentios. O caráter não seria de condenação, mas de salvação. Aqui se trata do direito de Deus, respectivamente da justiça de seu reino, que será anunciada e estabelecida em toda a terra. O contraste entre a visão humana de estabelecer a paz com armas e o caráter de humildade e mansidão do servo de Deus é chocante. Não tem guerra, nem espiritual, mas criação de comunhão mediante o compartilhamento de dores. É prática da renúncia à violência.

- As palavras e gestos de Jesus tocam sua vida e inspiram suas ações? Em qual das atitudes de Jesus você se assemelha? Você é uma pessoa positiva que alimenta a chama do amor e da justiça? Como você se comporta diante de pessoas vulneráveis ou desprezadas?

-Citando o profeta Isaías, o evangelista Mateus apresenta Jesus: “Ele é o servo escolhido por Deus, o Filho amado, o ungido pelo Espírito”. O derramamento do Espírito não se dá no final dos tempos, como no judaísmo, mas no batismo, quando o céu se abre e Deus fala e continua nas obras de Jesus. Esse servo recebeu o Espírito de Deus e promulgará o direito de Deus. Outra característica de Jesus, o servo de Deus é o cuidado. Também é característica da comunidade cristã. Diz Rodolfo Gaede Neto na música “Daqueles que estão à minha frente - Cuida bem”:


Daqueles que estão à minha frente,
cuida bem, Senhor.
Daqueles que me seguem no caminho,
cuida bem, Senhor.
Daqueles que se encontram ao meu lado,
cuida bem, Senhor.
E caso for também do teu agrado,
cuida bem de mim, Senhor.
Daquelas que estão à minha frente,
cuida bem, Senhor.
Daquelas que me seguem no caminho,
cuida bem, Senhor.
Daquelas que se encontram ao meu lado,
cuida bem, Senhor.
E caso for também do teu agrado,
cuida bem de mim, Senhor.

-Querido Deus, nosso sofrimento pessoal nos leva a chorar de dor e nos encolher de medo quando experimentamos doença, ansiedade ou a morte das pessoas que amamos. Ensina--nos a confiar em ti. Que a tua comunidade pratique gestos e sinais do teu cuidado divino. Faze de nós verdadeiros discípulos e discípulas de teu Filho, que nos ensinou a ouvir a tua Palavra e a servir uns aos outros e umas às outras. Confiantes te pedimos isso em nome de teu amado Filho e pelo poder do Espírito Santo, que vive e governa agora e sempre. Amém.







Ícone Arquidiocese de BH