Você está em:

19 de Fevereiro, Sábado da 6ª Semana do Tempo Comum

Baixar áudio
-Hoje é dia 19 de Fevereiro, Sábado da 6ª Semana do Tempo Comum. Início do Ano Pastoral de nossa Arquidiocese.

– No evangelho de hoje Jesus levou para o alto de um monte três de seus discípulos: Pedro, Tiago e João. Monte ou montanha na bíblia representam lugares de encontro com Deus, lugar de pacto e aliança com Ele. No Monte Tabor Jesus deixa “transparecer” seu coração; diante do olhar assombrado dos discípulos Ele “desvela” aquilo que a visão superficial não capta: Ele é todo compaixão, bondade, acolhida, amor...Peça ao Senhor que te ajude subir a montanha da oração, do silêncio e se deixe transfigurar por ele para uma vida nova, transformada.

– Escuta o Evangelho segundo Marcos, capítulo 9, versículos 2 a 13:

Seis dias depois, Jesus levou consigo Pedro, Tiago e João e os fez subir a um lugar retirado, no alto de uma montanha, a sós. Lá, ele foi transfigurado diante deles. Sua roupa ficou muito brilhante, tão branca como nenhuma lavadeira na terra conseguiria torná-la assim. Apareceram-lhes Elias e Moisés, conversando com Jesus. Pedro então tomou a palavra e disse a Jesus: “Rabi, é bom ficarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”. Na realidade, não sabia o que devia falar, pois eles estavam tomados de medo. Desceu, então, uma nuvem, cobrindo-os com sua sombra. E da nuvem saiu uma voz: “Este é o meu Filho amado. Escutai-o!” E, de repente, olhando em volta, não viram mais ninguém: só Jesus estava com eles. Ao descerem da montanha, Jesus ordenou-lhes que não contassem a ninguém o que tinham visto, até que o Filho do Homem ressuscitasse dos mortos. Eles ficaram pensando nesta palavra e discutiam entre si o que significaria esse “ressuscitar dos mortos”. Perguntaram a Jesus: “Por que os escribas dizem que primeiro deve vir Elias?” Ele respondeu: “Sim, Elias vem primeiro, para pôr tudo em ordem. No entanto, como está escrito a respeito do Filho do Homem que ele deve sofrer muito e ser desprezado? E eu vos digo mais: também Elias veio, e fizeram com ele tudo o que quiseram, exatamente como está escrito a seu respeito”.

- Os discípulos precisam saber quem de fato é Jesus. Ele se revela divino diante deles, deixando-os extremamente surpresos. Como se não bastasse, passam a ter provas de que Jesus não é Elias nem qualquer um dos profetas, mas o filho amado de Deus. O próprio Deus lhes diz isso. Esse episódio faz com que os discípulos renovem a sua fé e a professem a partir de então, verdadeiramente, e não mais com ideias equivocadas a respeito do Mestre. Com a transfiguração de Jesus, os discípulos são convocados a transfigurar, transformar a realidade onde atuarão em missão, com a convicção de que Deus está com eles. Peça ao Senhor que sua fé seja cada vez mais transfigurada através do encontro pessoal com Jesus.

- Como você vive sua intimidade com o Senhor na oração, meditação, reflexão? Procura silenciar e se colocar na escuta do Senhor em determinados instantes do seu dia? O que pode fazer para melhorar estes encontros com o Senhor?

– “...Jesus levou consigo Pedro, Tiago e João e os fez subir a um lugar retirado, numa alta montanha, a sós”, nos diz o evangelho de hoje. O Senhor te chama para um momento de deserto, silêncio e oração, de intimidade com ele para a escuta de sua palavra que transforma, liberta a sua vida. Diz assim a música Renova-me:

Renova-me, Senhor Jesus
Já não quero ser igual
Renova-me, Senhor Jesus
Põe em mim Teu coração
Porque tudo que há dentro de mim
Necessita ser mudado, Senhor
Porque tudo que há dentro do meu coração
Necessita mais de Ti

– Termina sua oração agradecendo ao Senhor que, no seu Santo Espírito, qualifica seu encontro com ele, transformando sua vida, para que você seja testemunha viva e eficaz do seu reinado de amor, justiça e paz.

– Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu.
O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas
assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal.





Ícone Arquidiocese de BH