18 de outubro, 6ª feira, Festa de São Lucas Evangelista

Baixar áudio
- Hoje é dia 18 de outubro, 6ª feira, Festa de São Lucas Evangelista.

–São Lucas narra no evangelho de hoje que Jesus envia 72 discípulos; estes, sim, são enviados “na frente” de Jesus. Sua missão específica é: curem os doentes daquela cidade e digam ao povo dali: o Reino de Deus chegou até vocês. Peça ao Senhor a graça de sempre perceber Sua presença e o Seu chamado.

- Escuta esta passagem do Evangelho segundo São Lucas capítulo 10, versículo de 1 a 9

Naquele tempo o Senhor designou outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, adiante dele, a todas as cidades e lugares para onde ele estava prestes a ir. E lhes disse: "A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Portanto, peçam ao Senhor da colheita que mande trabalhadores para a sua colheita. Vão! Eu os estou enviando como cordeiros entre lobos. Não levem bolsa, nem saco de viagem, nem sandálias; e não saúdem ninguém pelo caminho. "Quando entrarem numa casa, digam primeiro: Paz a esta casa. Se houver ali um homem de paz, a paz de vocês repousará sobre ele; se não, ela voltará para vocês. Fiquem naquela casa e comam e bebam o que derem a vocês, pois o trabalhador merece o seu salário. Não fiquem mudando de casa em casa. "Quando entrarem numa cidade e forem bem recebidos, comam o que for posto diante de vocês. Curem os doentes que ali houver e digam-lhes: O Reino de Deus está próximo de vocês.

- É Jesus, quem chama, quem escolhe e envia. O Missionário parte em nome do Senhor e não em seu próprio nome. Todo batizado é enviado em missão na força do Santo Espírito. Os discípulos devem, sim, ter consciência de que não será uma tarefa fácil. E o Reino de Deus é antes de tudo uma pessoa: o próprio Jesus. Quem o acolhe encontra a vida, a alegria e a missão de anunciá-lo. Peça ao Senhor a graça de ser missionário da sua paz e da sua alegria neste mundo cheio de ódio e guerras.

- Como você tem anunciado Jesus e a boa nova do Reino? O seu testemunho de vida tem conduzido as pessoas para o bem? Gestos de paz fazem parte do seu cotidiano?

- “Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos”. É preciso coragem que vem da fé para assumir a missão que Jesus lhe confia. A força do missionário está na Palavra de Deus. Agir em paz e com misericórdia é mandato do Senhor. A saudação da paz é a marcar daqueles que partem para missão. Nunca devem parar em discussões vãs ou agir com violência. Antes devem partir livres e vestidos de amor, como diz o cantor Chico César:

Eu vou vestido de amor
Para o amor encontrar
O corpo leve em voo
E a alma flutuar
O sol e a lua que sou
E as estrelas quiçá
A luz profunda do amor
Que junta o céu e o mar
O que me veste é tão leve
Leva a mansidão de amar
A imensidão de ser vida viva
Para o amor encontrar
Se vem comigo me diga, digo
Sinto a energia do ar
Um fogo novo eterno antigo
Que nunca vai apagar
Eu vou vestido de amor, amor.

– Termina tua oração pedindo ao Senhor a graça de ser missionário do seu Amor, da sua misericórdia e da sua paz. Peça também que o Senhor abençoe todos médicos, que assumem a medicina como vocação e missão. Que inspirados em São Lucas, continuem a aliviar a dor e o sofrimento das pessoas.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era princípio agora e sempre. Amém.