Você está em:

18 de março, 2ª feira, 5ª Semana da Quaresma

Baixar áudio
- Hoje é dia 18 de março, 2ª feira da 5ª Semana da Quaresma.

-No Evangelho de hoje, enquanto Jesus estava no Templo ensinando e uma multidão traz uma mulher pega em flagrante adultério. Conforme a Lei mosaica, ela deveria ser apedrejada como sinal claro de condenação ao erro dela. Fazer isso publicamente era um gesto para que a ordem fosse restabelecida diante de todos. Jesus percebeu algo muito sério nesta inclinação que temos de julgar as outras pessoas. É escandalosa a capacidade do ser humano causar dano aos outros; e dentro desse dano infligido às pessoas, ocupa um lugar de destaque o juízo gratuito, a desqualificação e a condenação. Peça ao Senhor que te ajude a não julgar as pessoas.

-Escuta o Evangelho segundo João, capítulo 8, versículos de 1 a 11.

Naquele tempo: Jesus foi para o monte das Oliveiras. De madrugada, voltou de novo ao Templo. Todo o povo se reuniu em volta dele. Sentando-se, começou a ensiná-los. Entretanto, os mestres da Lei e os fariseus trouxeram uma mulher surpreendida em adultério.
Colocando-a no meio deles, disseram a Jesus: 'Mestre, esta mulher foi surpreendida em flagrante adultério. Moisés na Lei mandou apedrejar tais mulheres. Que dizes tu?' Perguntavam isso para experimentar Jesus e para terem motivo de o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, começou a escrever com o dedo no chão.
Como persistissem em interrogá-lo, Jesus ergueu-se e disse: 'Quem dentre vós não tiver pecado, seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra.' E tornando a inclinar-se, continuou a escrever no chão. E eles, ouvindo o que Jesus falou, foram saindo um a um, a começar pelos mais velhos;
e Jesus ficou sozinho, com a mulher que estava lá, no meio do povo.
Então Jesus se levantou e disse: 'Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou?' Ela respondeu: 'Ninguém, Senhor.' Então Jesus lhe disse: 'Eu também não te condeno. Podes ir, e de agora em diante não peques mais.'

-Jesus escuta as acusações sobre a mulher, mas recusa-se a responder no mesmo tom e com a mesma força que os acusadores utilizam. Ele prefere se abaixar, pondo-se simbolicamente à altura daquela que fora rebaixada por seus acusadores a ponto de ter sua morte desejada. Ao invés de condenar, Jesus prefere se aproximar! Ele não contabiliza os pecados, não classifica as pessoas em puras e impuras. Não foi o passado de erros da mulher que determinou a atitude de Jesus para com ela, pois Ele não se deixa determinar pelo passado.
O encontro com Jesus não desperta sentimento de culpa. Jesus faz da misericórdia o verdadeiro evento divino. Onde a Misericórdia encontra espaço ali a vida tem nova chance. Tome consciência desse Deus que deseja estar perto de nós sem qualquer palavra de condenação nos momentos em que mais precisamos.

-“O que é que você não perdoa no outro? O que é que você não consegue perdoar em você mesmo? Que força é esta que te atravessa e que, passando pela justiça, te conduz à misericórdia?

- Disse Jesus 'Eu também não te condeno. Podes ir, e de agora em diante não peques mais.' A proximidade de Jesus à pecadora devolve-lhe a vida que a multidão queria tirar. Ela cometera um equívoco, mas sua vida era mais valiosa que qualquer coisa. A chance de recomeçar nos faz perceber que todas as acusações contra nós perdem força, principalmente por ser Jesus que nos dá essa possibilidade. A música litúrgica “vou navegar” diz assim:

Vou procurar nas águas mais profundas
No mar, feliz, eu vou seguir
Só amar, buscar o meu lugar
Sem dúvidas, sem medo de sonhar!

Ó, Jesus, com fé eu Te seguirei
Só contigo sou feliz, Tu és em mim!
Teu espírito de amor criador
Me sustenta no meu sim
Me lança neste mar

-Termina sua oração agradecendo ao Senhor por te alcançar com sua proximidade misericordiosa. Jamais permita que a voz da multidão tire de você a chance ou mesmo o desejo de recomeçar.

-Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!



Ícone Arquidiocese de BH