18 de maio, Sábado, 7ª Semana da Páscoa

Baixar áudio
-Hoje é dia 18 de maio, sábado da 7ª Semana da Páscoa.

- Neste tempo de renovação e vida somos convidados para uma abertura de mente e coração, para acolher com ternura a Palavra do Senhor, Palavra viva entre nós. No evangelho de hoje Jesus está dando as recomendações finais para seus seguidores. O mais importante é nossa adesão e nos tornarmos discípulas e discípulos missionários dele, a caminho na construção de um mundo mais humano, fraterno e solidário. Faça memória das pessoas que neste momento precisam de ajuda e assim começa tua oração.

– Escuta o Evangelho segundo João, capítulo 21, versículos 20 a 25.

Pedro virou-se e viu atrás de si aquele outro discípulo que Jesus amava, o mesmo que se reclinara sobre o peito de Jesus durante a ceia e lhe perguntara: "Senhor, quem é que te vai entregar?"
Quando Pedro viu aquele discípulo, perguntou a Jesus: "Senhor, o que vai ser deste?"
Jesus respondeu:
"Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, o que te importa isso? Tu, segue-me!"
Então, correu entre os discípulos a notícia de que aquele discípulo não morreria.
Jesus não disse que ele não morreria, mas apenas:
"Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa?"
Este é o discípulo que dá testemunho dessas coisas e que as escreveu;
e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro.
Jesus fez ainda muitas outras coisas, mas, se fossem escritas todas,
penso que não caberiam no mundo os livros que deveriam ser escritos.

- Duas palavras que nos chamam atenção: seguir e permanecer. O seguidor e a seguidora de Jesus pautam sua vida a partir da vida dele. Pedro, na sua aparente preocupação, comenta sobre a vida do outro discípulo. Jesus evita entrar nessas comparações, que podem iniciar um processo de inveja, ciúmes e discórdia. Por isso ele chama a atenção de Pedro, para que se preocupe com o essencial: a fidelidade no seguimento. Peça ao Espírito Santo que nos ilumine e nos dê o discernimento necessário para “permanecermos no amor e darmos muitos frutos”.

- Amas a Jesus e o levas a outras pessoas por este mesmo caminho? O seu seguimento a Jesus é fruto da transformação que ele provoca em sua vida ou é da boca pra fora?

- “Tu, segue-me!", diz Jesus a Pedro. Amanhã celebraremos o grande dom deixado por Cristo Jesus, que nos dá ânimo para o fiel seguimento: o domingo de Pentecostes, solenidade do Espírito Santo de Deus. O mesmo Espírito que o animava em sua caminhada, é o mesmo Espírito que nos incentiva e dá coragem diante do medo e das incertezas, como nos lembra a carta de São Paulo aos Romanos:
“A esperança em Deus não decepciona, porque o amor dele foi derramado em nossos corações pelo seu Espírito que habita em nós, aleluia!”.

– Peça ao Senhor pelas vítimas da tragédia do Rio Grande do Sul, pelas vítimas das guerras, da fome. Que o Senhor nos dê coragem para testemunharmos o amor e a solidariedade.

- Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da Terra!
Oremos: Deus que instruístes os corações dos Vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre de Suas consolações, por Cristo, Senhor Nosso. Amém!