Você está em:

17 de maio, 6ª feira, 7ª Semana da Páscoa

Baixar áudio
– Hoje é dia 17 de maio, sexta-feira da 7ª Semana da Páscoa.

– Jesus, antes de ir definitivamente para junto do Pai, quer confiar a sua missão a alguém que o ame de fato. Sem um amor verdadeiro, a missão não será continuada e as ovelhas se perderão. Jesus confia a Pedro, as suas ovelhas, o seu povo e pede que ele cuide deles com amor. Assim, Pedro se torna o início de uma Igreja que nasce do amor, do cuidado com as ovelhas. É essa Igreja que Jesus quer de nós. Uma Igreja que prime pelo amor ao próximo, que ame o seu semelhante e na qual os irmãos se cuidam de modo recíproco, principalmente aqueles que mais necessitam, as ovelhas desgarradas e os que se desviaram do caminho. Peça ao Senhor que lhe dê esse amor ao Senhor e à sua igreja, amando-o em cada irmã e irmão.

– Escute o Evangelho Segundo João, Capítulo 21, versículos 15 a 19.

Jesus manifestou-se aos seus discípulos e, depois de comerem, perguntou a Simão Pedro: "Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?" Pedro respondeu: "Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo". Jesus disse: "Apascenta os meus cordeiros". E disse de novo a Pedro: "Simão, filho de João, tu me amas?" Pedro disse: "Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo". Jesus disse-lhe: "Apascenta as minhas ovelhas". Pela terceira vez, perguntou a Pedro: "Simão, filho de João, tu me amas?" Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava. Respondeu: "Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo". Jesus disse-lhe: "Apascenta as minhas ovelhas. Em verdade, em verdade te digo: quando eras jovem, tu te cingias e ias para onde querias. Quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá e te levará para onde não queres ir". Jesus disse isso, significando com que morte Pedro iria glorificar a Deus. E acrescentou: "Segue-me".

- Jesus sabia que o amor de Pedro era sincero, apesar de tê-lo negado três vezes. Sabia que ele daria a vida pela causa do Reino, como de fato deu. Assim, vemos Apóstolos que não mediram esforços para dar continuidade à missão de Jesus. Agora é hora de agir, de mostrar que amamos verdadeiramente a Cristo. Hoje, Jesus chega diante de cada um de nós e faz, insistentemente, a mesma pergunta que fez a Pedro: Tu me amas? Não precisamos responder com palavras. Dizer que amamos Jesus é fácil e qualquer um pode dizer. Temos que demonstrar esse amor na prática, no dia a dia da nossa vida, fazendo o bem, socorrendo os necessitados, amando nossos irmãos de coração sincero e gratuitamente, sendo coerentes com os ensinamentos de Cristo. Converse com Deus sobre o verdadeiro amor-ágape: incondicional, serviçal e altruísta.

– Qual a qualidade de sua resposta a Jesus, no hoje de sua história? Percebe quais dificuldades na experiência cotidiana deste amor que devemos a Jesus, amando-o no próximo necessitado? Você tem consciência de que este amor-ágape não tem nada com romantismo, mas é serviço, compromisso com os mais necessitados?

– “Jesus perguntou a Simão Pedro: Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?” No hoje de nossa história, somos perguntados por Jesus se nós o amamos com aquele amor que Ele nos amou: amor-ágape, incondicional, serviçal, doação. Diz assim o poema de Devanir V. Silva, intitulado “O amor de Jesus supera tudo”.

O coração de Jesus inflama de amor por ti,
Mesmo que tu caminhes por outros caminhos
Que não seja o da salvação,
Mesmo assim ele nunca deixará de te amar.
Ele tem sede de ti, o coração de Jesus é imenso,
Capaz de envolver teu pequeno coração
E levar num infinito paraíso de amor
Mesmo que tu não tenhas forças para clamar.
Mesmo assim ele virá com os anjos te levantar,
Pois o amor dele supera tudo.
Jesus manso e humilde de Coração
Fazei o meu coração semelhante ao teu.

– Termina sua oração pedindo ao Senhor, que à luz do seu Espírito Santo, você possa amar com o amor que Ele testemunhou ao longo de sua missão redentora.

– O SENHOR TE ABENÇOE E TE GUARDE. O SENHOR FAÇA BRILHAR SOBRE TI A
SUA FACE E TE SEJA PROPÍCIO. O SENHOR VOLTE PARA TI O SEU ROSTO E TE DÊ A PAZ.


Ícone Arquidiocese de BH